Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Geral

Preço fora das regras leva Procon a autuar dois postos de combustível de PG

Preço fora das regras leva Procon a autuar dois postos de combustível de PG
Publicidade
Equipe de fiscalização do Procon Ponta Grossa autuou na tarde desta terça-feira dois postos de combustível localizados na avenida Souza Naves por infração à lei estadual 18.782, de 18 de maio deste ano. Essa lei determina que os preços dos combustíveis sejam indicados com apenas duas casas depois da vírgula. O Procon recebeu a informação de que um posto, estabelecido na avenida Souza Naves, estava desrespeitando a lei. Quando os fiscais foram ao local indicado, avistaram um posto próximo seguindo o mesmo sistema. Os dois foram autuados e devem imediatamente adequar-se à legislação. Além disso, podem recorrer da autuação recebida – o processo para aplicação das penalidades previstas já foi aberto. De acordo com o coordenador do Procon de Ponta Grossa, Edgar Hampf, os estabelecimentos infratores podem ser punidos com multa e, em caso de reincidência, a suspensão temporária de sua atividade e até a cassação do alvará de licença.

Em um dos postos, o representante da empresa relatou aos fiscais que usa o terceiro dígito após a vírgula porque “outros postos fazem a mesma coisa”. No outro, o representante informou que dispõe de uma liminar judicial para continuar apresentando os preços com três dígitos – mas não apresentou o documento.

A obrigação de indicar os preços dos combustíveis com apenas dois dígitos após a vírgula foi estabelecida pela lei estadual 18.782, de17 de maio passado, em vigor desde o dia seguinte. “A lei é clara: a indicação dos preços, tanto nas bombas quanto nas placas externas, deve conter apenas duas casas depois da vírgula”, reforça o coordenador. Essa regra, explica Edgar Hampf, permite que o consumidor tenha uma informação mais rápida e precisa do quanto está pagando pelo combustível que adquire. Ele lembra que a indicação de diferenças na casa dos milésimos (três casas após a vírgula) pode levar o consumidor a um entendimento equivocado, inclusive em termos de comparação com outros estabelecimentos”. Ainda segundo o coordenador, todos os postos de combustíveis da cidade foram notificados pelo Procon acerca da mudança nas regras, assim como o sindicato das empresas do setor. “Nossa equipe de fiscais continuará atenta, mas o consumidor é nosso principal aliado: através das nossas páginas nas redes sociais, como o Facebook e pelos canais de comunicação (telefone e e-mail) ele pode informar a ocorrência de situações de desrespeito, que serão verificadas pelo Procon”.

Compartilhe:

Leia também

Prefeitura publica adendo à Chamada Pública nº 7/2025 sobre jornada de serviços médicos
Publicidade

Mais Lidas

Nova sede do CAPS “Vovó Tonica” é entregue à população

Prefeitura de Castro divulga inscrições homologadas e locais de prova do concurso público

Agência do Trabalhador oferece vagas para trabalho em escolas municipais

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026

Genro e sogro são presos por matarem ex-namorado da filha no Paraná

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia