Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Cultura & Eventos

Ponto Azul recebe exposição "Arte na Medida"

Mostra valoriza produção literária de adolescentes assistidos pelo CREAS I de Ponta Grossa

Ponto Azul recebe exposição "Arte na Medida"
(Foto: Divulgação/PMPG)

COM ASSESSORIAS - A exposição "Arte na Medida", composta por 60 textos produzidos por adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa acompanhados pelo Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS I),  foi aberta ao público nesta terça-feira (02) e segue em cartaz no Ponto Azul durante todo o mês de dezembro.

A iniciativa integra a programação da 3ª Mobilização Municipal do Dia Nacional da Assistência Social promovida pela FASPG. Os textos selecionados foram produzidos durante os trabalhos das Oficinas de Escrita Criativa, mediadas semanalmente pelo musicoterapeuta Thomas R. Brenner.  

"Crescemos acreditando que um autor é alguém distante, genial, intocável. Um nome famoso na capa de um livro. Esse entendimento é arbitrário e acaba produzindo uma posição social concedida a alguns e negada a tantos outros. Por isso, trabalhamos com o propósito de democratizar a escrita, tornando-a uma prática mais inclusiva e capaz de acolher diversas vozes.", afirma Thomas.  

Durante as oficinas, cada participante é incentivado a construir sua própria voz, experimentar formas de escrita e utilizar a palavra como ferramenta de existência e participação social.

O ponto de partida para a criação das oficinas foi a inscrição no edital lançado pelo Observatório Juventude(s), Direitos Humanos e Antirracismo, projeto de pesquisa-ação e extensão vinculado à Universidade Estadual de Londrina, destinado a selecionar textos produzidos por adolescentes de todo o Paraná. "O resultado foi surpreendente. Todos os assistidos pelo serviço do CREAS 1 que aceitaram participar, tiveram os trabalhos selecionados e publicados no e-book "As Escrevivências e o Esperançar da(s) Juventude(s): Território e Pertencimento, Vol. II"", comemora Karym Colossel, chefe da média complexidade do Departamento de Proteção Social Especial.

Além da mostra em cartaz no Ponto Azul, seis textos e quatro ilustrações foram publicados no livreto "Oficinas de Arte e Escrita Na Medida".

Para a presidente da Fundação de Assistência Social de Ponta Grossa, Tatyana Belo, a iniciativa valoriza e estimula a produção literária dos adolescentes assistidos pelo serviço. "A ação integra o conjunto de iniciativas do CREAS I voltadas a ampliar oportunidades de expressão e fortalecer o protagonismo dos usuários acompanhados pelo serviço, reconhecendo a importância da arte e da cultura como instrumentos de transformação social.", destaca Tatyana.

Com entrada gratuita, a exposição pode ser visitada de segunda a sexta, das 8h às 17h.

Compartilhe:

Leia também

Descubra Ponta Grossa promove experiência turística a colaboradores de empresas locaisIniciativa capacita colaboradores para atuarem como multiplicadores do turismo local e melhorarem a experiência de visitantes

Mais Lidas

Descubra Ponta Grossa promove experiência turística a colaboradores de empresas locais

Prefeitura anuncia últimas vagas para curso gratuito de Masseiro

UPA Uvaranas supera 42 mil atendimentos em seis meses de funcionamento

'Bota Fora' terá ponto para descarte de eletrônicos nesta sexta e sábado em PG

Padrasto é condenado a 20 anos de prisão por estuprar enteada dentro de casa dos 8 aos 10 anos, no PR

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia