Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Geral

Ponta Grossa recebe Mutirão "Meu Nome, Meu Direito" nesta sexta (25)

Ponta Grossa recebe Mutirão "Meu Nome, Meu Direito" nesta sexta (25)
(Foto: Divulgação/PMPG)
Publicidade
COM ASSESSORIAS - O Mutirão "Meu Nome, Meu Direito" vai ofertar atendimento jurídico gratuito para a retificação de prenome e gênero à população trans e não binária de Ponta Grossa na próxima sexta-feira (25). O evento é promovido pela Defensoria Pública do Estado do Paraná com o apoio da prefeitura municipal.

"O mutirão consolida o direito ao nome, que é um direito da personalidade. Para a pessoa trans, permanecer com o nome de registro é como ter o nome de um estranho, pois aquela não é a forma como ela se identifica. Por meio da retificação do nome e gênero ela passa a ser reconhecida pela sociedade do mesmo modo que se autopercebe", justifica a defensora pública, Jeane Martello.

Os interessados devem comparecer na sede da Defensoria Pública, localizada na Rua Dr. Leopoldo Guimarães da Cunha, nº 300, bairro de Oficinas, das 12h às 17h, com os seguintes documentos em mãos: RG, CPF e comprovante de endereço ou declaração de endereço.

Segundo a também defensora pública, Raíssa Bakker, desde 2018, a retificação de prenome e gênero de pessoas maiores de 18 anos pode ser realizada de maneira extrajudicial, diretamente nos cartórios de Registro Civil de Pessoas Naturais do Paraná, conforme o Provimento n.º 73 no Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

"Durante o mutirão, a defensoria vai dar as orientações de quais documentos serão necessários e o passo-a-passo de cada etapa, auxiliar na entrega de ofícios para os cartórios e realizar a declaração de hipossuficiência para aqueles e aquelas que não podem custear as taxas administrativas dos procedimentos.", explica Raíssa.

A iniciativa conta com o apoio da Associação Flor de Lis, a Aliança LGBTI+ e Conselho Municipal dos Direitos LGBT de Ponta Grossa.

"Diante da situação de vulnerabilidade e hipossuficiência comum entre a população LGBTIQIAPNB+, o mutirão é uma iniciativa extremamente importante porque traz dignidade a essas pessoas. Esperamos que elas compareçam e possam ter acesso a esse direito tão importante.", afirma a presidente do CMDLGBT, Thaís Boamorte.

SERVIÇO

Meu Nome, Meu Direito em Ponta Grossa
Data: 25/08 (sexta-feira)
Horário: das 12h às 17h
Local: Sede da DPE-PR em Ponta Grossa - Rua Dr. Leopoldo Guimarães da Cunha, n.º 300, bairro Oficinas (a dois quarteirões de distância do Fórum)
Não haverá limitação de senhas. O atendimento é por ordem de chegada.

Compartilhe:

Leia também

Prefeitura publica adendo à Chamada Pública nº 7/2025 sobre jornada de serviços médicos
Publicidade

Mais Lidas

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026

Nova sede do CAPS “Vovó Tonica” é entregue à população

Prefeitura de Castro divulga inscrições homologadas e locais de prova do concurso público

Agência do Trabalhador oferece vagas para trabalho em escolas municipais

Genro e sogro são presos por matarem ex-namorado da filha no Paraná

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia
Ponta Grossa recebe Mutirão "Meu Nome, Meu Direito" nesta sexta (25) | Correio dos Campos