Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
AGORA TEM ESPECIALISTAS

Ponta Grossa recebe novos equipamentos para ampliar oferta de cirurgias no SUS

A estruturação do centro cirúrgico do Hospital Universitário da UEPG integra ação nacional do Ministério da Saúde que prevê a entrega de 300 combos cirúrgicos em todo o país

Ponta Grossa recebe novos equipamentos para ampliar oferta de cirurgias no SUS
(Imagem: Aline Jasper/UEPG)
Publicidade

COM ASSESSORIAS - O Ministério da Saúde inaugurou, nesta quarta-feira (24), nova estrutura do centro cirúrgico do Hospital Universitário da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), no Paraná, equipada com recursos do programa Agora Tem Especialistas. Com investimento de R$ 1,4 milhão do Novo PAC, a iniciativa vai ampliar o acesso da população a cirurgias especializadas no SUS, especialmente em procedimentos de ortopedia de alta complexidade e cirurgias gerais pós-trauma, fortalecendo o cuidado integral desde o diagnóstico até o tratamento.

Presente na cerimônia de inauguração, a superintendente do Ministério da Saúde no Paraná, Elisabete Matheus, destacou a importância dos equipamentos tanto para os pacientes quanto para os profissionais de saúde. “O combo de cirurgia vai beneficiar a população e os profissionais da saúde, que terão mais segurança com aparelhos de alta tecnologia. Os usuários do SUS também serão beneficiados, com menor tempo de internação após a cirurgia. Essa é uma ação do programa Agora Tem Especialistas, que tem como principal objetivo diminuir o tempo de espera por atendimento e ampliar o acesso à atenção especializada no SUS”, ressaltou.

Ao todo, serão entregues 300 combos cirúrgicos e 40 tomógrafos, destinados a 185 municípios em todos os estados do país, com investimento de R$ 546 milhões. Em todo o país, os combos viabilizam a realização de 428 mil cirurgias eletivas por ano e contribuem para a redução das filas e do tempo de espera por procedimentos especializados, além de promover a modernização tecnológica da rede pública de saúde.

A distribuição de mais de 1.700 equipamentos garante a estruturação de novas salas cirúrgicas em todo o país. A ação reforça a estratégia do Ministério da Saúde de ampliar o acesso à saúde, especialmente em regiões historicamente menos assistidas, aumentar a eficiência da rede hospitalar do SUS e fortalecer a indústria nacional. A iniciativa fortalece ainda mais o desempenho do programa, responsável por 14,9 milhões de cirurgias eletivas em 2025 (42% a mais do que em 2022), além de 1,6 bilhão de consultas com especialistas (+30%) e 1,3 bilhão de exames (+22%).

Os combos destinados à cirurgia geral são compostos por seis equipamentos cada e foram estruturados para ampliar a realização de procedimentos. Eles incluem aparelho de anestesia, monitor multiparâmetros, mesa cirúrgica elétrica radiotransparente, arco cirúrgico, sistema de vídeo endoscopia rígida e ultrassom portátil. O conjunto de tecnologias atende diferentes tipos de intervenções, com destaque para a ortopedia de alta complexidade e as cirurgias pós-trauma no Hospital Universitário de Ponta Grossa

Nos 185 municípios beneficiados, em todas as unidades da federação, os equipamentos serão destinados a hospitais públicos e filantrópicos, com foco na descentralização da oferta de serviços especializados e a redução das desigualdades regionais no acesso à saúde. Em algumas regiões historicamente mais carentes de serviços especializados, o impacto será ainda maior. Na Região Norte, por exemplo, a ampliação potencial da capacidade de cirurgias oftalmológicas chega a 134%.

Além de ampliar o acesso à saúde, a compra centralizada dos combos cirúrgicos gerou economia superior a R$ 281 milhões para os cofres públicos, o equivalente a uma redução de 37,9% em relação ao valor estimado. Na aquisição dos equipamentos, o Ministério priorizou produtos fabricados no Brasil, em linha com o desenvolvimento do Complexo Econômico-Industrial da Saúde.

As remessas começaram em fevereiro deste ano, e seguem até o fim de junho. A doação inclui entrega, instalação, treinamento das equipes e garantia estendida de 36 meses, o que assegura condições para utilização imediata dos equipamentos.

Compartilhe:

Leia também

Prefeitura abre edital para a Clínica Veterinária Municipal em Ponta Grossa
Publicidade

Mais Lidas

Dentista do Paraná é preso suspeito de cometer estupro em consultório e chácara

Coro Cidade de Ponta Grossa abre vagas remanescentes para alunos bolsistas

Ponta Grossa recebe novos equipamentos para ampliar oferta de cirurgias no SUS

Prefeitura de Ponta Grossa divulga editais para concurso público com vagas em diversas áreas

Carreta do Programa “Agora Tem Especialidades” do Ministério da Saúde atende mulheres até 8 de março em Telêmaco Borba

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia