Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Segurança

Ponta Grossa lidera pedido de registro de armas, em 2020, diz PF

Polícia Federal contabilizou 8,2 mil requerimentos, contra 5,2 mil de 2019. Especialistas criticam armamento e dizem que aumento pode gerar efeito contrário e agravar índices de violência.

Ponta Grossa lidera pedido de registro de armas, em 2020, diz PF
Registros ativos de armas de fogo aumentaram no Paraná, em 2020. (Foto: Thomas Def/Unsplash)
Publicidade
Os pedidos de registros de arma, no Paraná, aumentaram 57,7%, em 2020, na comparação com um ano anterior, de acordo com um levantamento feito pela Polícia Federal (PF). Ao todo, 8.284 requerimentos foram feitos, no estado.

O Paraná é o sétimo estado com mais requerimentos para a autorização de novas armas, ficando atrás de Goiás, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro e Alagoas. O Distrito Federal também aparece com mais pedidos.

No Brasil, a maior parte dos registros se enquadra na categoria "Cidadão Comum", com quase 70% dos pedidos. Na sequência aparecem servidores públicos e empresas de segurança privada.

Já no Paraná, os pedidos feitos por cidadãos comuns representam quase 90% dos requerimentos, conforme a PF. Veja a seguir o número total de pedidos, por ano.

Entre as delegacias da Polícia Federal, a unidade de Ponta Grossa foi a que mais registrou requerimentos para liberação de armas:

  1. Ponta Grossa: 1.821

  2. Curitiba: 1.407

  3. Londrina: 1.390

  4. Guarapuava: 1.206

  5. Maringá: 660

  6. Guaíra: 657

  7. Foz do Iguaçu: 346

  8. Paranaguá: 37


O que dizem especialistas

Especialistas dizem que o incentivo ao uso de armas pode agravar os índices de violência. O professor em direito penal Francisco Monteiro Rocha Junior, da Universidade Federal do Paraná, explica que 86% das armas encontradas com criminosos, no Brasil, tem procedência legal.

"Aquilo que, teoricamente, era para defesa do cidadão acaba caindo no mercado ilegal. E com o efeito de, quanto maior a oferta, é muito acessível para quem está à margem da lei ter acesso a arma", afirmou.

Isabel Figueredo, que é representante do Conselho do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, critica as medidas que facilitam o acesso a armas e munições que vem sendo tomadas no país, desde 2019.

Segundo ela, o processo de licenciamento é muito custoso e a maior parte da população é contrária ao armamento.

"Tem um discurso de que 'agora vocês vão se armar e vão poder se defender', que já é errado, mas que além de tudo é mentiroso porque vem da ideia de que qualquer um vai ter acesso e não vai, porque a arma é cara", argumentou.

Em abril, 13 decretos federais que flexibilizam o acesso as armas foram vetados por uma decisão da ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Entre os pontos que foram suspensos está a possibilidade de uma pessoa comprar até seis armas e, no caso de agente de segurança, até oito equipamentos.

A ministra também vetou a autorização para porte simultâneo de até duas armas de fogo, por cidadão.

Fonte: G1

Compartilhe:

Leia também

Homem morre após ser atropelado por diversos veículos em ponto sem iluminação de trecho urbano da BR-376 no PR, diz PRFAcidente aconteceu de noite de ainda deixou motociclista com ferimentos graves. Polícia está investigando o caso e tentando identificar todos os veículos envolvidos. g1 questionou concessionária CCR PRVias se há melhorias previstas no trecho e aguarda resposta.
Publicidade

Mais Lidas

Genro e sogro são presos por matarem ex-namorado da filha no Paraná

Nova sede do CAPS “Vovó Tonica” é entregue à população

Prefeitura de Castro divulga inscrições homologadas e locais de prova do concurso público

Agência do Trabalhador oferece vagas para trabalho em escolas municipais

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia