Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Cultura & Eventos

Ponta Grossa Festival de Dança começa sábado

Ponta Grossa Festival de Dança começa sábado
Trajetória de uma vida homenageia Milton Nascimento na abertura do Festival. (Imagem: Divulgação/PMPG)
Publicidade

COM ASSESSORIAS - Tem início neste sábado (16), às 19h30, o Ponta Grossa Festival de Dança 2026. Promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, o evento segue até o dia 3 de junho no Centro de Eventos, reunindo grupos, companhias e bailarinos de diversas regiões do país. A programação é totalmente gratuita e engloba mostras competitivas, apresentações abertas e ações de formação artística.

Realizado desde 2001 sob a nomenclatura "Setembro em Dança", o festival passa por uma reestruturação em 2026. Além do novo nome, o evento foi antecipado para maio, posicionando-se estrategicamente como a abertura do circuito nacional de festivais de dança. Segundo a organização, a mudança busca ampliar a produção coreográfica, fortalecer a circulação artística e incentivar o intercâmbio entre coreógrafos e bailarinos de diferentes estados.

O secretário municipal de Cultura, Alberto Portugal, ressalta que o objetivo é tornar o evento cada vez mais abrangente e inclusivo. “O festival já se firmou como o maior do estado e uma referência nacional. Nosso foco é multiplicar as chances para os talentos locais e assegurar que a arte chegue a todos gratuitamente. Convidamos o público para que compareça e aproveite a programação”, afirma.

Abertura e espetáculos

A solenidade de abertura terá duas coreografias de destaque. O primeiro ato apresenta "Despertar", uma obra que une a Companhia Municipal de Dança e o Coro Cidade de Ponta Grossa. Definido como um manifesto poético, o espetáculo utiliza a fusão de movimento e voz para propor uma jornada de emancipação intelectual, celebrando a luz que surge do encontro entre a arte e o pensamento.

Na sequência, a Companhia Municipal de Dança apresenta "Trajetória de uma Vida". Com direção de Joice Aline Jorge e coreografia de Fábio Alcântara, o espetáculo é inspirado na história de Milton Nascimento. A narrativa percorre as fases da vida do cantor mineiro, desde a infância até a consagração internacional, resgatando a força de sua musicalidade e a profundidade de letras que se tornaram patrimônio afetivo do Brasil. Mais do que um tributo, a montagem é um convite para mergulhar na essência de um artista que sempre cantou a liberdade e a amizade.

Compartilhe:

Leia também

Livro de escritora da Biblioteca Gralha Azul será usado em sala de aulaA obra ‘Em busca da Lagoa Dourada’, da autora ponta-grossense Catarina de Oliveira, irá ajudar os alunos do 3°ano do Ensino Fundamental a conhecerem um pouco mais sobre a cultura e a história de Ponta Grossa
Publicidade

Mais Lidas

Dentista do Paraná é preso suspeito de cometer estupro em consultório e chácara

Livro de escritora da Biblioteca Gralha Azul será usado em sala de aula

CimSaúde tem contas de 2025 aprovadas

ACIPG apoia EstágioConnect Lab, projeto que conecta estudantes ao mercado de trabalho

Carreta do Programa “Agora Tem Especialidades” do Ministério da Saúde atende mulheres até 8 de março em Telêmaco Borba

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia