Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Cultura & Eventos

Polícia Militar celebra passagem do "Dia de Tiradentes"

Polícia Militar celebra passagem do "Dia de Tiradentes"
(Divulgação/Polícia Militar)
Publicidade
4º CRPM/1º BPM – A Polícia Militar promoveu na manhã desta quarta-feira (17), uma solenidade militar em homenagem a Tiradentes, patrono das Polícias Militares e Civis do Brasil.

O evento, já tradicional em Ponta Grossa/PR, foi realizado diante da estátua de Tiradentes, à Praça Barão do Rio Branco, área central da cidade, e reuniu autoridades, militares e civis, representantes do Lions Clube Ponta Grossa Vila Velha, e alunos dos Colégios Regente Feijó e Vila Militar Cescage.

A solenidade contou, ainda, com a participação de frações de tropa representativas do 1º Batalhão de Polícia Militar, 2º Grupamento de Bombeiros, 5ª Companhia de Polícia Rodoviária, 5ª Companhia de Patrulha Escolar Comunitária e 4º Pelotão de Polícia Ambiental.

Como parte das comemorações, houve o canto do Hino Nacional, a leitura do Boletim Especial, expedido pelo Comandante Geral da Polícia Militar, e a disposição de uma coroa de flores junto à estátua de Tiradentes.

História

Considerado Patrono das Polícias Militares e Civis de todo o Brasil, pela honra e disposição em favor da Pátria, Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, foi Oficial da Polícia Militar de Minas Gerais. Sua liderança e capacidade de organização fizeram com que fosse escolhido para comandar a Inconfidência Mineira, grupo integrado que tinha como principal objetivo a Independência do Brasil. Recebeu este apelido por exercer também a profissão de dentista.

Tiradentes foi um precursor da independência e, quando a inconfidência foi descoberta, se entregou em favor de seu grupo, confessando seus interesses. Os integrantes da inconfidência sonhavam em fundar universidades e escolas, em um país com menos desigualdades sociais. A história conta que Tiradentes e seus inconfidentes foram delatados e julgados, mas alguns aristocratas ganharam penas mais leves. Já Tiradentes, de origem humilde, foi condenado à forca e executado em 21 de abril de 1792, data celebrada até os diais atuais.

Compartilhe:

Leia também

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026
Publicidade

Mais Lidas

Genro e sogro são presos por matarem ex-namorado da filha no Paraná

Nova sede do CAPS “Vovó Tonica” é entregue à população

Prefeitura de Castro divulga inscrições homologadas e locais de prova do concurso público

Agência do Trabalhador oferece vagas para trabalho em escolas municipais

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia