COM ASSESSORIAS - Criar conteúdos dinâmicos e transmiti-los de forma atrativa e entendível aos estudantes é um dos desafios que os professores enfrentam no dia a dia. No Sepam Vestibulares, uma das alternativas encontradas pelos docentes para a transmissão do conhecimento de forma despojada, que atraia a atenção dos vestibulandos, é a produção de podcasts, uma prática que cada vez mais se populariza com o crescimento no número de ouvintes.
De acordo com um levantamento feito pela Statista, o Brasil é um dos maiores consumidores desse formato, além de se configurar também entre os cinco que mais registraram crescimento na produção de áudio digital.
No Sepam Vestibulares, a prática de produzir os áudios iniciou há cerca de oito anos com o 'Papo de Vestiba', transmitido em rádios locais de Ponta Grossa e disponibilizado em plataformas digitais, como o SoundCloud, e mais recentemente no Spotify.
O 'Papo de Vestiba' é voltado aos vestibulandos, com a intenção de debater assuntos da atualidade de forma interdisciplinar. Alguns temas importantes que já foram discutidos entre os professores da instituição foram a queda do muro de Berlim, o centenário da Semana de Arte Moderna e fatos importantes das Olímpiadas.
"As informações são mais objetivas e tentamos transmitir o conteúdo de forma simples e entendível, permitindo que tanto os alunos do Sepam quanto a comunidade em geral tenham acesso aos materiais de forma prática e gratuita", explica o coordenador do Sepam Vestibulares, Yuri Sócrates que, junto ao professor Felipe Soares, apresenta as edições do podcast, com duração média de cinco minutos.
Com o sucesso no consumo dos áudios na versão digital, o professor Yuri decidiu, em junho de 2021, criar um novo podcast, o 'Lavando Louça com Sócrates', para debater questões filosóficas da atualidade, área em que atua na docência. "O intuito é discutir Filosofia, sem ser de forma rebuscada como vemos nos livros, mas deixando os conceitos filosóficos mais simples de serem entendidos, de acordo com as ideias de diversos autores", ressalta Yuri.
Conforme o professor, inicialmente, a ideia do 'Lavando Louça com Sócrates' era possibilitar aos vestibulandos materiais em áudio de modo complementar aos conteúdos vistos em sala de aula. Atualmente, porém, com quase 10 mil reproduções nos 19 episódios, Yuri viu a necessidade de debater temas que são de interesse geral da sociedade.
O último episódio publicado foi 'A angústia da positividade tóxica', em 18 de fevereiro. Outros temas também debatidos foram: o existencialismo; o epicurismo e a felicidade em meio à crise; a vida bem vivida; e o sofrimento de Platão por amor.
Sarah Iensen é uma das alunas que acompanha os podcasts do Sepam Vestibulares. Para a estudante, a iniciativa é uma forma prática de aprendizado e reflexão, principalmente para quem estuda ou trabalha e às vezes não tem tempo de parar para ler determinados assuntos.
"Os conteúdos dos podcasts ajudam demais nas provas de Filosofia, Arte, Educação Física, História, Geografia e Redação, por conta de temáticas da atualidade. Com o 'Lavando Louça com Sócrates', eu descobri, por meio da Filosofia, que a vida não é só vestibular. Ninguém consegue passar em curso algum, mesmo com os estudos em dia, se o psicológico estiver abalado. Então, eles refletem de forma positiva nos meus estudos", sustenta Sarah.
Tanto o 'Papo de Vestiba' quanto o 'Lavando Louça com Sócrates' estão disponíveis no Spotify.
Os interessados em conhecer a estrutura do Sepam Vestibulares e obter mais informações sobre as matrículas podem ligar na secretaria da instituição pelo telefone (42) 3224-2300 ou
pelo site.