Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Geral

Pioneirismo do Paraná em compliance é destaque em debate

Programa de Integridade e Compliance implantado em 2019 foi o primeiro com abrangência estadual. Nesta quarta-feira (3), às 10h, a CGE participa de seminário virtual pelo YouTube.

Pioneirismo do Paraná em compliance é destaque em debate
(Foto: Geraldo Bubniak/ANPr)
Publicidade
O sucesso do Programa de Integridade e Compliance paranaense vai abrir série especial de seminários virtuais (webinares), que irá debater e analisar o tema nos estados a partir desta quarta-feira (3). O Governo do Paraná, em 2019, foi o primeiro a implantar o programa na administração pública estadual. Desde então, tem sido convidado obrigatório em mesas-redondas e debates sobre o tema, recorrente na iniciativa privada, mas ainda novidade na gestão pública.

O seminário é organizado e produzido pelo Instituto para Reforma das Relações entre Estado e Empresa (IRREE), organização criada, como explica em seu site IREE - Instituto para Reforma das Relações entre Estado e Empresa, para promover o debate e aperfeiçoar a interação entre os setores público e privado no Brasil. O evento é gratuito e será transmitido pelo canal IREETV, no YouTube. Para receber o link da transmissão, momentos antes do início, às 10h desta quarta-feira (3), é preciso preencher formulário na página do instituto IREE Webinar - Compliance no Estado do Paraná – IREE.

O governo estadual será representado pelo controlador-geral do Estado, Raul Siqueira, um dos idealizadores do programa no Paraná. “A Controladoria-Geral do Estado coordena a implantação do Programa de Integridade e Compliance nos órgãos estaduais, mas o programa é de todos os servidores que buscam executar seus trabalhos com ética e integridade”, afirmou.

O programa, definido pela Lei estadual 19.857/2019, já está presente em 17 órgãos ou entidades do Governo do Estado. Já foram entrevistados 3.542 servidores e analisadas 487 denúncias. Todos terão acesso ao Manual de Implantação, a primeira publicação dessa natureza direcionada ao serviço público. O material deve ser lançado nas próximas semanas.

Outra fase do programa começou em 2021. Os órgãos que já iniciaram a implantação irão eleger um servidor para ser multiplicador de informações, práticas e conceitos. A escolha desse profissional será feita pelos colegas de trabalho, que elegerão quem, da equipe, reúne as características essenciais para divulgar o programa e suas diretrizes. Ele receberá o título de Embaixador do Compliance e ficará responsável, paralelamente ao seu trabalho, por difundir objetivos e políticas do Programa de Integridade e Compliance.

DEBATEDORES – Siqueira é especialista em ética e compliance pela Society of Corporate Compliance and Ethics e pela Legal, Ethics & Compliance. É membro do Instituto Brasileiro de Direito Empresarial (Ibrademp) e do Instituto Paranaense de Compliance (Ipacom). Atuou como procurador jurídico e controlador geral do Serviço Social Autônomo Paranacidade e da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano do Paraná. Foi coordenador jurídico da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec), e assessor jurídico da Casa Civil do Paraná e da Secretaria de Estado do Governo, da Secretaria Especial do Controle Interno do Paraná, e do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar).

Ele irá debater com Valdir Simão, doutor em Direito pela Universidade de Salamanca e Master Universitário em Direção e Gestão de Sistemas de Seguridade Social pela Universidade de Alcalá. Foi presidente do INSS, secretário da Fazenda, secretário-adjunto da Receita Federal e secretário-executivo da Casa Civil da Presidência da República. Atuou como auditor-fiscal da Receita por 29 anos. Foi ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão e ministro-chefe da Controladoria Geral da União.

Outro participante do seminário é Walfrido Warde, presidente do IREE e conselheiro da OAB-SP para o biênio 2019/2021. É autor do livro "O Espetáculo da Corrupção" e do Plano de Salvamento do Projeto Nacional de Infraestrutura", que inspirou a MP 703/2015, o PL 3636/15 e o PL 4703/16. Mestre em Direito pela New York University School of Law e doutor em Direito Comercial pela USP.

Fonte: AEN/PR

Compartilhe:

Leia também

Prefeitura publica adendo à Chamada Pública nº 7/2025 sobre jornada de serviços médicos
Publicidade

Mais Lidas

Genro e sogro são presos por matarem ex-namorado da filha no Paraná

Nova sede do CAPS “Vovó Tonica” é entregue à população

Prefeitura de Castro divulga inscrições homologadas e locais de prova do concurso público

Agência do Trabalhador oferece vagas para trabalho em escolas municipais

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia