Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Geral

PG Projection apresenta obras de Marcelo Schimaneski

PG Projection apresenta obras de Marcelo Schimaneski
(Foto: Reprodução/internet)
Publicidade
COM ASSESSORIAS - Entre os dias 10 e 12 (domingo a terça-feira) acontece a edição especial do PG Projection – 'Marcelo Ponta Grossa Naïf Schimaneski'. Nas três noites, das 20h às 22h, serão projetadas obras do pintor na fachada da Igreja Bom Jesus, em Uvaranas. A promoção é da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Cultura, e faz parte da programação dos 200 anos de Ponta Grossa.

O pintor ponta-grossense Marcelo Schimaneski sofreu um acidente automobilístico no final da década de 1980. Foi a partir de então que começou a pintar, como parte de fisioterapia que o ajudou a recuperar movimentos dos braços e mãos. Aos poucos foi aprimorando sua técnica e o seu talento começou a transparecer. As telas do artista retratam, principalmente, as paisagens e cenas do cotidiano dos Campos Gerais.

Com um estilo próprio, Marcelo Schimaneski ganhou destaque na arte 'naïf', termo utilizado no vocabulário artístico como sinônimo de arte ingênua, original e/ou instintiva. Nela, destaca-se o uso de cores brilhantes e alegres, fora dos padrões usuais, a simplificação dos elementos decorativos, o gosto pela descrição minuciosa, visão idealizada da natureza e a presença de elementos do universo onírico. Esses são alguns dos traços considerados típicos dessa modalidade artística. Tais elementos estão presentes na forma como o artista retrata a região. "O título desta edição é 'Marcelo Ponta Grossa Naïf Schimaneski' porque ele é a cara da cidade, cria a cidade que todos queremos e por isso na edição especial do mês de setembro, entre tanto desenvolvimento, vamos falar e exaltar também a simplicidade da vida", destaca a prefeita Elizabeth Schmidt.

Ao longo dos anos, o artista tem se destacado, participando de exposições e sendo premiado no Brasil e no exterior. "Marcelo Schimaneski é reconhecido nacionalmente como um dos mais importantes artistas da atualidade e que leva o nome de Ponta Grossa para vários lugares, por isso esta homenagem é muito merecida", explica o secretário municipal de Cultura, Alberto Portugal.


PG Projection

O PG Projection é um projeto que faz projeções de imagens da cidade em prédios históricos. A cada edição é escolhido um local diferente e um tema especial de destaque do município. A programação vai até dezembro, percorrendo diversos pontos de Ponta Grossa.

Compartilhe:

Leia também

Prefeitura publica adendo à Chamada Pública nº 7/2025 sobre jornada de serviços médicos
Publicidade

Mais Lidas

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026

Nova sede do CAPS “Vovó Tonica” é entregue à população

Prefeitura de Castro divulga inscrições homologadas e locais de prova do concurso público

Agência do Trabalhador oferece vagas para trabalho em escolas municipais

Genro e sogro são presos por matarem ex-namorado da filha no Paraná

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia