Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Geral

Pesquisa detalha cenário econômico em Ponta Grossa e Paraná

Pesquisa detalha cenário econômico em Ponta Grossa e Paraná
(Foto: Divulgação)
Publicidade
COM ASSESSORIAS - Um levantamento realizado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR) traça um cenário da economia em Ponta Grossa e no Estado, trazendo dados a respeito do volume de vendas nos três primeiros meses deste ano, além de informar o endividamento das famílias. Com a proximidade do Dia dos Namorados, a pesquisa também quis saber dos entrevistados sobre suas intenções de compras na data comemorativa. A análise da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG) aponta que os números já indicam alguns cenários e tendências para a economia no município para os próximos meses.

De acordo com a pesquisa, se verificou uma evolução de vendas nos três primeiros meses de 2021. O levantamento aponta que o varejo do estado teve aumento de 6,22% no primeiro trimestre do ano em relação ao mesmo período de 2020.

Em Ponta Grossa, no acumulado dos três primeiros meses houve alta de 0,75% nas vendas em relação ao mesmo período de 2020. O setor de autopeças teve crescimento de 34,97% no município. Material de construção (10,05%) e "óticas, cine-som-foto" (7,48%) foram outros setores com aumento de vendas no primeiro trimestre. Já o setor de papelarias e livrarias registrou a maior queda, com redução de 41,11%. Vestuário e Tecidos (-30,15%) e lojas de departamentos (-19,35%) também apresentaram redução nas vendas.

O percentual de endividados no estado caiu de 90,2% em abril para 89,2% em maio. Já o indicador brasileiro passou de 67,5% para 68,0% no mês passado. Apesar da redução no endividamento, a parcela de famílias paranaenses com contas em atraso aumentou de 25,9% para 26,6% na variação mensal, enquanto 11,1% não terão condições de pagar suas dívidas, situação semelhante à registrada nos últimos três meses.

Dia dos Namorados

O Dia dos Namorados promete movimentar as vendas do comércio nesta semana. Segundo a sondagem da Fecomércio PR, 58,1% dos paranaenses pretendem presentear alguém no próximo dia 12 de junho.

O estudo da Fecomércio PR mostra que o local preferido para comprar o presente do Dia dos Namorados é o comércio de rua, com 44,7%, somando as lojas do centro da cidade (38,2%) e lojas de bairro (6,5%). As lojas de shoppings devem ser a opção de 18,9%, dentro do possível. Já as compras pela internet serão a escolha de 21,8% dos consumidores, percentual abaixo dos 27,0% registrados no ano passado.

A qualidade do produto é o que mais influencia na decisão da compra do presente, com 46,9% e só depois, com 13,8%, vem o preço baixo.



Análise

De acordo com Weliton Barreiros, CEO da Winner e Diretor de Comércio Exterior da ACIPG, "o gráfico da evolução de vendas no Paraná se mantém em linha com a situação geral da economia do país, mostrando a recuperação geral da economia, incluindo o varejo, mostrando a tendência de elevação. Na comparação de janeiro a março de 2021 com o mesmo período de 2020, é importante observar os outliers, ou seja, pontos discrepantes em relação à média geral, em especial na nossa cidade. Observe que autopeças tem uma média geral de crescimento no estado de 12,85%, mas Ponta Grossa cresceu expressivos quase 35% (34,97%), ou seja quase três vezes mais que a média estadual".

Os números da pesquisa ainda indicam reflexos que a pandemia impôs a alguns setores que verificaram quedas expressivas nas vendas. "Confirma-se a percepção que o varejo físico sofre ainda bastante os efeitos das medidas restritivas de funcionamento e circulação, com as quedas fortes nos setores de lojas de departamentos, livraria e papelaria, vestuário e tecidos e calçados. Além das restrições de funcionamento e circulação, houve a substituição por compras pela internet e aprimoramento de atendimento por canais digitais de empresas "não tradicionais" e os novos entrantes do tipo marketplaces", explica Barreiros.

Rafael Zanim, Diretor de Fomento e Estudos Socioeconômicos da ACIPG, comenta que os números a respeito do Dia dos Namorados trazem boas perspectivas para o comércio local, e cita a importância de se montar estratégias de campanhas de vendas para se obter melhores resultados. "Um ponto importante para os setores de calçados, confecções é avaliar estrategicamente as ações de vendas de cada uma das próximas datas comemorativas, por exemplo o Dia dos Namorados. De acordo com a pesquisa DataCenso, os principais presentes que os consumidores paranaenses pretendem comprar para o Dia dos Namorados são: roupas (34%), seguido de perfume/cosméticos (23$%), almoço/jantar (19%), chocolates (18%), flores (16%) e calçados (14%). Analisando por gênero, o percentual de roupas e calçados é maior no feminino, e de flores e joias no masculino. Os consumidores paranaenses continuam cautelosos, tem que manter contato frequente com eles e acelerar o processo de vendas. Conseguir entender a jornada do seu consumidor facilita muito no desempenho dos times de vendas e consequentemente na atuação da empresa no mercado".

O gerente institucional da ACIPG, Gilmar Denck, lembra que a divulgação e análise de pesquisas, que devem ser mensais, podem ser uma importante ferramenta à disposição do empresário para melhorar seus negócios. "Os números mostram a necessidade latente dos empresários se organizarem em núcleos, em buscar a associação. Porque mais do que nunca eles precisam rever seus conceitos empresariais e de comércio, e principalmente ter acesso a informações valiosas como essas que estão sendo mostradas agora e que a ACIPG lança, e que pretendem ser mensais, mostrando qual o posicionamento de cada setor, cada segmento e como o empresário deve se portar frente a isso. Então, a importância do associativismo em um plano de recuperação é fundamental. A ACIPG está de portas abertas, está reestruturando seu programa Associar. Que os empresários procurem a ACIPG e venham buscar ferramentas para seu desenvolvimento".

Compartilhe:

Leia também

Prefeitura publica adendo à Chamada Pública nº 7/2025 sobre jornada de serviços médicos
Publicidade

Mais Lidas

Genro e sogro são presos por matarem ex-namorado da filha no Paraná

Nova sede do CAPS “Vovó Tonica” é entregue à população

Prefeitura de Castro divulga inscrições homologadas e locais de prova do concurso público

Agência do Trabalhador oferece vagas para trabalho em escolas municipais

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia