Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Sem categoria

Parte dos alunos da rede estadual de ensino retoma às aulas presenciais no Paraná

Conforme a Seed, após mais de um ano, atividades são retomadas no modelo híbrido, nesta segunda-feira (10), em cerca de 200 escolas do estado.

Parte dos alunos da rede estadual de ensino retoma às aulas presenciais no Paraná
Retorno das aulas presenciais começou de forma gradual no Paraná. (Foto: Marcos Landim/RPC)
Publicidade
Após mais de um ano, as aulas presenciais da rede estadual de ensino foram retomadas no modelo híbrido, nesta segunda-feira (10), em cerca de 200 escolas do Paraná, conforme a Secretaria da Educação e do Esporte (Seed).

De acordo com a secretaria, o retorno ocorre, inicialmente, em cidades que já voltaram com as atividades presenciais e com o transporte escolar. Além disso, a retomada presencial não é obrigatória aos alunos.

Os colégios que retomaram as atividades presenciais se voluntariaram, conforme a Seed.

De acordo com o governo do estado, são escolas de regiões de maior vulnerabilidade social e dificuldade de acesso a internet para o acompanhamento das aulas online.

Além disso, foram escolhidas áreas em que as taxas de transmissão do coronavírus estão em queda e instituições em que há menor proporção de professores do grupo de risco.

A rede estadual estava sem aulas presenciais desde março de 2020. O retorno dos alunos à sala de aula chegou a ser adiado quatro vezes.

Em Curitiba, por exemplo, o ensino permanece 100% remoto até que os professores sejam vacinados, conforme prevê decreto municipal.

Protocolos

O modelo híbrido prevê que parte das aulas aconteçam presencialmente e outra parte pela internet. Segundo o governo, as salas de aula onde o modelo hibrido for realizado estarão equipadas com acesso à internet e computador.

De acordo com a Secretaria Estadual da Saúde (Sesa), também serão seguidos os seguintes protocolos:


  • Distanciamento de 1,5 metro entre os alunos;

  • Disponibilização de álcool em gel para estudantes e funcionários das escolas;

  • Uso obrigatório de máscara dentro do colégio;

  • Aferição de temperatura na entrada das escolas;

  • Termo de autorização assinado pelo responsável legal.




Segundo a secretaria de Educação, os alunos que não têm estrutura de internet para acompanhar as aulas pela internet de casa serão priorizados para as atividades presenciais.




Sindicato é contra o retorno neste momento

A APP-Sindicato, que representa professores e funcionários das escolas estaduais e também municipais de mais de 200 cidades do Paraná, não é favorável ao retorno presencial das aulas neste momento.

O sindicato afirmou que a promessa inicial do governo era de que a volta acontecesse somente após a vacinação dos profissionais.

De acordo com o sindicato, não há condições estruturais nas escolas para qualquer retorno e também faltam profissionais para o acompanhamento dos estudantes.

Fonte: G1

Compartilhe:

Leia também

Doutores Palhaços apresentam espetáculo de final de ano no dia 16 de novembroTeatro Marista recebe a peça "Tiburcia no País das Maravilhas", com sessão acessível em Libras
Publicidade

Mais Lidas

Paraná inicia 2026 com chuvas e pode ter tempestades localizadas; veja previsão do tempo

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026

Abertas as inscrições para o PSS da Educação em Tibagi

UBS do Centro terá horário especial de vacinação no sábado (13)

Capal abre 300 vagas de trabalho temporário para safristas em seis cidades do PR e SP

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia