Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Geral

Paraná fecha o mês de março com chuvas abaixo da média

Das 11 cidades analisadas pelo Simepar, apenas em três a chuva foi superior à média histórica, que começou a ser contabilizada em 2011. Em Curitiba a precipitação ficou em 83,5% do esperado para o período.

Paraná fecha o mês de março com chuvas abaixo da média
(Foto: Gilson Abreu/ANPr)
Publicidade
As famosas águas de março, cantadas em verso e prosa, não foram tão fortes assim no Paraná em 2021. Levantamento do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) apontou que o mês passado foi caracterizado por chuvas irregulares em todo o Estado, que convive com um decreto de calamidade hídrica desde o ano passado.

Inconstância que volta a chamar a atenção para a necessidade do uso racional da água. Das 11 cidades analisadas pelo Simepar a pedido da Agência Estadual de Notícias (AEN), apenas em três a precipitação foi superior à média histórica, que começou a ser contabilizada em 2011 – a quantidade de chuva em Maringá, no Noroeste, não pôde ser finalizada devido a problemas técnicos.

No total, a precipitação acumulada nos 11 pontos diferentes do Paraná foi de 1.423 milímetros (mm), ou 91,3% da média histórica, estimada em 1.558 mm no acumulado para essas mesmas áreas.

Em Londrina, na Região Norte, a quantidade de água ficou em 253 milímetros (mm), 199% a mais do que o esperado (127 mm). Ponta Grossa, nos Campos Gerais, com 159%, e Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), com 136%, aparecem na sequência. Os outros oito municípios, porém, ficaram abaixo da média, com destaque para a estiagem em Pato Branco – choveu apenas 12,5% do esperado na cidade do Sudoeste.

“As chuvas foram bem irregulares. Cidades próximas como Francisco Beltrão e Pato Branco, por exemplo, tiveram índices bem diferentes. Ainda assim, o que se verificou é que a maioria ficou abaixo da média”, afirmou o meteorologista do Simepar, Fernando Mendonça Mendes.

CAPITAL – Curitiba voltou a ter um desempenho de chuvas inferior à média. Em março, o volume acumulado foi de 107 mm ante uma expectativa de 128 mm (83,5% do esperado). Ainda assim, uma evolução em relação a fevereiro, quando a precipitação ficou em 52,8% da média.

Em razão da estiagem, a cidade convive com um rodízio de água desde o ano passado, atualmente funcionando com intervalos de 60 horas de abastecimento e 36 horas de suspensão do fornecimento. De acordo com a Sanepar, o nível dos reservatórios do Sistema de Abastecimento de Curitiba e Região Metropolitana está em 60,68%, ainda longe de devolver a cidade para a normalidade.

Diretor de Meio Ambiente e Ação Social da companhia, Julio Gonchorosky voltou a destacar ser imprescindível manter o uso racional da água e o rodízio no sistema de abastecimento da Grande Curitiba.  “Chuvas, mesmo que na média, não recuperam reservatórios, principalmente por causa do déficit hídrico acumulado”, ressaltou.  “A população paranaense é fundamental para podermos superar este momento difícil e recuperar os reservatórios da região de Curitiba”, acrescentou.

TRIMESTRE – A expectativa para os próximos três meses, de acordo com o Simepar, é que haja uma diminuição no volume de chuva em relação ao verão. O motivo é o deslocamento das primeiras massas de ar frio e seco. Com isso, o intervalo entre períodos de precipitação se torna maior, ficando associados às passagens de frentes frias pelo Estado.

Os maiores volumes de chuva são esperados para as regiões Sudoeste e Oeste. Já os menores índices devem ser verificados nas cidades do Norte. “Abril, maio e junho apresentam indicativo de que vai chover menos que a média. Por isso é bom ficar com o pé atrás e poupar água”, disse Mendes.

Veja quanto choveu em março em 11 pontos do Paraná analisados pelo Simepar:

CURITIBA

Março 2021: 107 mm
Média do período: 128 mm
Porcentual: 83,5%

LONDRINA
Março 2021: 253 mm
Média do período: 127 mm
Porcentual: 199,3%

CASCAVEL
Março 2021: 98 mm
Média do período: 125 mm
Porcentual: 78,4%

FOZ DO IGUAÇU
Março 2021: 106 mm
Média do período: 127 mm
Porcentual: 83,4%

GUARAPUAVA
Março 2021: 100 mm
Média do período: 112 mm
Porcentual: 89,2%

PONTA GROSSA
Março 2021: 195 mm
Média do período: 122 mm
Porcentual: 159,8%

PATO BRANCO
Março 2021: 20 mm
Média histórica: 160 mm
Porcentual: 12,5%

FRANCISCO BELTRÃO
Março 2021: 76 mm
Média histórica: 177 mm
Porcentual: 42,9%

PARANAGUÁ
Março 2021: 237 mm
Média do período: 260 mm
Porcentual: 91,1%

PARANAVAÍ
Março 2021: 90 mm
Média do período: 117 mm
Porcentual: 76,9%

PINHAIS
Março 2021: 141 mm
Média histórica: 103 mm
Porcentual: 136,8%

PARANÁ (11 CIDADES)
Março 2021: 1.423 mm
Média histórica: 1.558 mm
Porcentual: 91,3%


Fonte: AEN/PR

Compartilhe:

Leia também

Prefeitura publica adendo à Chamada Pública nº 7/2025 sobre jornada de serviços médicos
Publicidade

Mais Lidas

Genro e sogro são presos por matarem ex-namorado da filha no Paraná

Nova sede do CAPS “Vovó Tonica” é entregue à população

Prefeitura de Castro divulga inscrições homologadas e locais de prova do concurso público

Agência do Trabalhador oferece vagas para trabalho em escolas municipais

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia