Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Cultura & Eventos

Palestras abordarão Doutrina Social da Igreja

Assessora de Rede Latinoamericana abriu o ciclo, no sábado

Palestras abordarão Doutrina Social da Igreja
Rosana Manzini é assessora Rede Latinoamericana e do Caribe do Pensamento Social da Igreja. (AssCom Diocese de PG)
Publicidade
COM ASSESSORIAS - A primeira ideia a respeito da Doutrina Social da Igreja foi lançada com maestria pela professora Rosana Manzini, mestre em Teologia Prática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, e que tem mestrado canônico em Teologia Moral pela Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, além de ser assessora da Rede Latinoamericana e do Caribe do Pensamento Social da Igreja. Professora Rosana abriu, no último sábado (14), o ciclo de palestras sobre o tema promovido pelo Conselho Diocesano do Laicato de Ponta Grossa, com o apoio da Cáritas.

"Queremos fazer um leque de referências a respeito de Doutrina Social da Igreja e ela fez a abertura do nosso ciclo com excelência, já que tem muita prática de ensino, com palestras, com comunicação. É muito profunda em sua visão de Igreja e de mundo. É professora de Teologia de várias faculdades, estudou em Roma e por mais de uma vez esteve com o Papa Francisco em audiência a âmbito de Brasil e América Latina. (Ela) deu muito subsídio, muita força para o aprofundamento do tema", avaliou o presidente do Conselho Diocesano do Laicato, Oscar Furstemberg.

Para Furstemberg, a professora Rosana se preocupou em trazer da Bíblia, das ações de Jesus, as linhas de encaminhamentos que a Doutrina Social da Igreja segue. "Não se pode deixar de analisar que documentos da Igreja manifestam nada mais que o resultado do julgamento da situação social de cada momento à luz da revelação e da concepção cristã de mundo, como dizia um dos slides trazidos pela professora", acrescentou o presidente do Conselho, citando que, no momento que o Brasil vive, de intenso debate sobre seus rumos, economia, relações sociais, com o choque de opniões, entende que é fundamental serenidade, objetividade para as pessoas ligadas à Igreja nesse campo, na pacificação.

"Sem falar que a professora tem um dom especial de simpatia, bom humor, que deixou leve a sua fala, apesar da profundidade de sua análise", emendou Oscar Furstemberg. O bispo dom Sergio Arthur Braschi acompanhou quase toda a palestra, bastante atento. O ciclo de palestras prossegue no dia 26 de outubro, com o padre Leomar Montagna, que abordará A Doutrina Social da Igreja e o Pronunciamento do Magistério da Igreja em Relação às Questões Sociais. As palestras acontecem no Espaço Cultural Sant'Ana, a partir das 14 horas e tem entrada gratuita.

Ação política

De acordo com a professora Rosana Manzini a Doutrina Social da Igreja precisa ser conhecida e estudada principalmente pelo laicato. "Estudada, aprofundada, levada a sério não simplesmente como adendo à vida cristã, mas como parte integrante da vida cristã, e, esse aprofundamento, a reflexão que surge disso é que nos dá condição de assumirmos posturas políticas, seja no campo apartidário como partidário. O leigo que é o sujeito principal do campo politico, especialmente apartidário. Isso é fundamental para que não se tome atitudes que são contrárias a própria orientação da Igreja", explicou.

Rosana Manzini reforçou que atitudes contrárias a orientação da Igreja têm sido muito vistas. "Pessoas falando, iludidas por gurus que andam por ai e fogem daquilo que a igreja pede. É fundamental. O leigo deveria conhecer seriamente, ter um aprofundamento grande da Doutrina Social da.Igreja. Nessa minha fala vou tentar sensibilizar do 'porque' do estudo, da seriedade do estudo, da necessidade...e mostrar que o Papa Francisco está solicitando isso. Quando você não fica a mercê daquilo que te falam, quando você se informa, toma posição pessoal, em conexão profunda com a Igreja", alerta a professora.

Compartilhe:

Leia também

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026
Publicidade

Mais Lidas

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026

Nova sede do CAPS “Vovó Tonica” é entregue à população

Prefeitura de Castro divulga inscrições homologadas e locais de prova do concurso público

Agência do Trabalhador oferece vagas para trabalho em escolas municipais

Genro e sogro são presos por matarem ex-namorado da filha no Paraná

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia