Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Cultura & Eventos

Palestra com Glória Kirinus debate literatura e educação

II Festival Gralha Azul retoma programação hoje, às 13h30, com mais atividades

Palestra com Glória Kirinus debate literatura e educação
(Foto: Sara Dalzotto)
Publicidade
COM ASSESSORIAS - Como parte do II Festival Gralha Azul, Glória Kirinus apresentou a palestra "Quando poetas pensam a educação" na noite de ontem (11), no Sesc Estação Saudade, instituição parceira do evento. A iniciativa, promovida pela ABC Projetos Culturais, possui apoio da Lei Municipal de Eventos Geradores de Fluxo Turístico, com patrocínio da Continental do Brasil e parceria com o Sesc Estação Saudade, Academia de Letras dos Campos Gerais, RPC, Curso de Jornalismo da UEPG, através do Núcleo de Produção Audiovisual.

A palestra foi mediada por Neuza Helena Postiglione Mansani, da Academia de Letras dos Campos Gerais, que iniciou a noite com a leitura do poema Se tivesse tempo, de Glória Kirinus, ressaltando o trabalho poético da escritora.

Em relação à literatura e poesia como parte do ensino, a autora reflete sobre a vitalidade poética na educação: “primeiro, é importante pensar que a linguagem e a poesia nasceram juntas, bem depois que começamos a nos dissociar. Tanto que vemos fauna e flora batizadas de metáforas, os nomes próprios das flores, das frutas, dos rios, das montanhas, são metáforas vivas. Essa consciência na sala de aula permite esse pensar poético”, afirma.

Durante a conversa, surgiram reflexões sobre o sistema de ensino. A autora contou que sempre a incomodou o hábito de cobrança das direções em relação aos professores para atingir metas, já que prefere valorizar o lado subjetivo desse processo. Também destacou que quando o saber se une ao sentir, a presença em sala de aula ganha uma qualidade especial. Neste momento, outros professores presentes também compartilharam momentos vividos na profissão, em um momento de debate e reflexão.

Glória ainda relembrou que desde 1985, com o lançamento do seu primeiro livro “O Sapato Falador”, mantém uma relação de afeto e muitas vindas a Ponta Grossa. Além disso, destaca o significado em participar do festival: “estar aqui neste evento e sentir o carinho de tantas novas autoras, de professoras, de estudantes, de fato, é um grande privilégio”, relata.

A programação do festival segue hoje (12), a partir das 13h30. O encerramento acontece com Miguel Sanches Neto, às 19h, no auditório do Sesc Estação Saudade, que irá ministrar a palestra “Literatura como comunicação lúdica”. Em seguida, o autor realizará o lançamento dos livros infantis “Estatuto de um novo mundo para os animais” e “Um cachorro chamado Socorro”, projeto “Coleção Arma Palavra” aprovado pela Lei Rouanet.

Compartilhe:

Leia também

Última apresentação do Sexta às Seis 2025 acontece dia 26
Publicidade

Mais Lidas

Paraná inicia 2026 com chuvas e pode ter tempestades localizadas; veja previsão do tempo

Tornados são registrados no Paraná com ventos de 120 km/h

Última apresentação do Sexta às Seis 2025 acontece dia 26

UBS do Centro terá horário especial de vacinação no sábado (13)

Capal abre 300 vagas de trabalho temporário para safristas em seis cidades do PR e SP

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia