Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Cultura & Eventos

Palácio da Viscondessa é reinaugurado e prefeitos transferem Ordem do Bicentenário

Palácio da Viscondessa é reinaugurado e prefeitos transferem Ordem do Bicentenário
(Foto: Divulgação/PMP)
Publicidade
COM ASSESSORIAS - Na noite da última terça-feira (29) o Palácio da Viscondessa Querubina Rosa Marcondes de Sá, antiga sede do Poder Executivo, foi reinaugurado. A cerimônia, que seguiu todos os protocolos vigentes referentes a pandemia da Covid-19, foi realizada pela Secretaria Municipal de Cultura, Patrimônio Histórico, Turismo e Relações Públicas e pelo Instituto Histórico e Geográfico de Palmeira (IHGP).

O evento foi dividido em três momentos distintos. O primeiro deles foi a entrega da condecoração da Ordem do Bicentenário para três cidadãos palmeirenses: Michelle Fiorucci, no grau de Emissária das Artes, devido aos seus serviços prestados na área, Audrei Cláudia Bach, no grau de Cavaleiro, pela atuação na proteção dos animais de rua, e Kamal Cury, também no grau de Cavaleiro, pela sua atuação no canto coral.

Neste mesmo momento o atual prefeito de Palmeira, Edir Havrechaki, transferiu, ao prefeito eleito de Palmeira, Sérgio Luís Belich, a bengala que pertenceu ao prefeito Coronel Pires de Araújo Vida, primeiro prefeito eleito de Palmeira, e também repassou a medalha do Bicentenário, símbolos da Ordem.

Em seu discurso, Belich agradeceu pela condecoração recebida. "Fico muito feliz e lisonjeado em receber os dois símbolos da Ordem do Bicentenário. Agradeço ao Instituto Histórico e Geográfico por este momento e por tudo que fazem pela história de Palmeira. Vai ser uma honra, estando Prefeito, caminhar ao lado desta instituição" comentou o prefeito eleito.

No segundo momento da noite foi realizada a assinatura formal do termo de concessão de algumas áreas do Palácio da Viscondessa ao IHGP, o qual se tornará sua sede. Vera Lúcia de Oliveira Mayer, presidente do Instituto, falou sobre o novo espaço destinado à preservação da história palmeirense. "Agora temos uma sede digna para o Instituto preservar seu rico acervo e continuar sendo um guardião para a história do município. Fico muito feliz com a assinatura deste termo de concessão e agradeço ao Waldir (secretário de Cultura) e ao prefeito Edir pela parceria durante os últimos anos. Também sei que o Sérgio, nosso futuro prefeito e confrade do Instituto, vai continuar nos apoiando", disse Mayer.

Já o prefeito Edir Havrechaki revelou estar muito feliz em conceder o espaço do Palácio da Viscondessa ao IHGP. "Estando prefeito, peço desculpas ao Instituto pelas gestões passadas de nosso município não darem a devida atenção ao IHGP. Entregar um local para ser sede fixa e para preservar o arquivo foi uma proposta que apresentei para vocês e eu tinha que cumpri-la. Um prédio tão nobre como o Palácio da Viscondessa merece ser ocupado pela cultura", disse o prefeito.

No terceiro momento da noite os presentes no evento puderam conhecer as dependências restauradas do Palácio da Viscondessa, espaço que passa a servir a comunidade com atividades culturais, de memória e de arte. O espaço se torna um grande conglomerado que agrega biblioteca, biblioteca infantil, arquivo e reserva técnica museal, museu do executivo no corredor principal, incluindo salão, gabinete e chefia de gabinete restauradas e reconstituídas com móveis pertencentes ao executivo em diferentes períodos, sala de artes plásticas, sala das maquetes, sala do artista palmeirense, auditório, sede do IHGP e do Grupo Escoteiro Tropeiros.

Para o secretário de Cultura, Patrimônio Histórico, Turismo e Relações Públicas, Waldir Joanassi Filho, o espaço torna-se referência para a cultura do município. "Este é o primeiro espaço totalmente voltando para a cultura e para artistas palmeirenses, além de ser a primeira sede fixa para a nossa Biblioteca Municipal. Também é um espaço de formação para novos artistas, além de um lugar para nossos artistas exporem seus trabalhos. Sem dúvidas, o Palácio da Viscondessa é um alicerce para o fortalecimento de arte, da cultura e da educação em nossa cidade", disse Joanassi.



Compartilhe:

Leia também

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026
Publicidade

Mais Lidas

Genro e sogro são presos por matarem ex-namorado da filha no Paraná

Nova sede do CAPS “Vovó Tonica” é entregue à população

Prefeitura de Castro divulga inscrições homologadas e locais de prova do concurso público

Agência do Trabalhador oferece vagas para trabalho em escolas municipais

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia