Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Cultura & Eventos

Padre detalha encíclicas sociais

Leomar Montagna historiou a Doutrina Social da Igreja

Padre detalha encíclicas sociais
Padre Leomar fez um resgate histórico e bibliográfico sobre a Doutrina Social da Igreja. (Ana Andrade / Cáritas Diocesana)
Publicidade
COM ASSESSORIAS - Ao enumerar os principais documentos que abordam a Doutrina Social da Igreja e destacar que ela se vale também de pronunciamentos, artigos, encontros e movimentos populares para se posicionar, padre Leomar Montagna resumiu a D.S.I como ‘uma experiência de fé com opção pelos mais fragilizados da sociedade’. O sacerdote da Arquidiocese de Maringá falou, no sábado (26), durante o Ciclo de Palestras promovido pelo Conselho Diocesano do Laicato de Ponta Grossa e Cáritas, abordando ‘A Doutrina Social da Igreja e o Pronunciamento do Magistério da Igreja em Relação às Questões Sociais’. O bispo dom Sergio Arthur Braschi, políticos, professores universitários e integrantes de pastorais e organismos da diocese acompanharam a exposição.

De acordo com padre Leomar Montagna, um dos erros mais graves do nosso tempo é a falta de coerência, ou seja, o divórcio entre a fé e a ação social e política dos cristãos. “A salvação passa pelo compromisso com as realidades temporais. O cristão que tem fé quer uma vida melhor não só para ele, mas para todos os irmãos. Jesus deu a vida para que todos tivessem vida e vida plena. O cristão não se preocupa apenas com o pós-morte, mas também com esta vida. Jesus quis vida plena: ver um irmão passar fome, morar em casas indignas, não ser tratado bem quando está doente, isso tudo fere o principio da fé. Amar a Deus passa por ajudar o irmão. Isso ele conhece através da Revelação e através do que a Igreja orienta”, destacou o padre, que é doutorando em Teologia e mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

O padre discorreu sobre os principais pontos dos mais importantes documentos que fazem referência à Doutrina Social da Igreja, da Carta Encíclica Rerum Novarum do Papa Leão XIII, de maio de 1891, marco da D.S.I, aos pronunciamentos papais e artigos sobre pesquisas a respeito dos direitos básicos do ser humano e da relação do homem com a sociedade, com a economia, o trabalho, com a política e o meio ambiente. “Desde o Antigo Testamento, os profetas falavam quem eram os que Deus tinha um carinho especial, uma misericórdia, que eram os fragilizados, na categoria da viúva, do órfão, do pobre e do estrangeiro. Jesus veio justamente para as ovelhas perdidas da casa de Israel. A Igreja Primitiva deu seguimento na forma de organizar a comunidade: era uma só alma, um só coração, ninguém passava necessidade porque partilhavam o que tinham. Isso veio no decorrer dos séculos e, desde que (o Papa) Leão XIII deu inicio a chamada Doutrina Social da Igreja, todos os outros papas acentuaram isso. Não é uma novidade do Papa Francisco, ele apenas retoma a tradição”, argumentou padre Leomar.

O bispo dom Sergio, ao recepcionar o padre palestrante, lembrou e enalteceu a mobilização dos cerca de 182 bispos e dezenas de religiosos para a realização do Sínodo Pan-Amazônico. “Ouvia hoje na Rádio Vaticano a fala de uma religiosa, da Colômbia, que contava da realidade dos povos de sua região, do trabalho e isso me despertava para a importância da presença da mulher nas comunidades. Que a Igreja se abra cada vez à participação da mulher”, citava o bispo.

O ciclo palestras se encerra dia 23 de novembro, com a fala do padre Antônio Aparecido Alves, da Diocese de São José dos Campos (SP), sobre ‘A Doutrina Social da Igreja e as Políticas Públicas’.

Compartilhe:

Leia também

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026
Publicidade

Mais Lidas

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026

Nova sede do CAPS “Vovó Tonica” é entregue à população

Prefeitura de Castro divulga inscrições homologadas e locais de prova do concurso público

Agência do Trabalhador oferece vagas para trabalho em escolas municipais

Genro e sogro são presos por matarem ex-namorado da filha no Paraná

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia