Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Cultura & Eventos

Orquestra apresenta concerto em comemoração ao aniversário de PG neste domingo

Orquestra apresenta concerto em comemoração ao aniversário de PG neste domingo
(Divulgação/PMPG)
Publicidade
Luana Caroline Nascimento/Ponta Grossa - Nesse domingo, 15 de setembro, a Orquestra Sinfônica Cidade de Ponta Grossa (OSPG) realiza um concerto em comemoração aos 196 anos do município. A apresentação será no Cine-Teatro Ópera, às 20h, e traz um repertório especial, com obras de compositores ponta-grossenses. Os ingressos já estão disponíveis no Conservatório Maestro Paulino e custam R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia-entrada e para alunos do Conservatório).

O repertório já foi apresentado em um concerto em maio desse ano, encantou o público e se repete agora em uma ocasião especial, para celebrar o aniversário de Ponta Grossa. A OSPG vai executar obras de quatro compositores de diferentes gerações que se destacaram e ainda se destacam na música ponta-grossense: Gabriel de Paula Machado, Jorge Holzmann, Sérgio Neville Holzmann e Rafael Rauski.

O repertório

‘Entrace Fanfare’ foi escrita em 2012 pelo atual maestro da OSPG, Rafael Rauski. A obra é uma fanfarra triunfal que combina um tema inicial característico de fanfarra, explorando o brilho e a sonoridade dos metais, com um tema cantábile executado pelas cordas e trompas. A composição termina com um final apoteótico, em que os dois temas são ouvidos ao mesmo tempo, e uma modulação que leva de volta ao tema inicial.

‘Romance’ foi composta para violino e piano em 25 de junho de 1947 por Gabriel de Paula Machado e orquestrada em 2019 por Rafael Rauski. Nascido em 1924, Gabriel foi pianista da Orquestra Sinfônica de Ponta Grossa, um dos fundadores da
Orquestra Sinfônica da UFPR e compositor e maestro de diversos coros na cidade.

A valsa ‘Pérolas d’Alma’ foi descoberta recentemente no acervo histórico da OSPG. A obra é uma composição de Jorge Holzmann, empresário e músico ponta-grossense que foi dono da Casa Progresso, onde vendia partituras, instrumentos musicais e vestuários. Foi fundador da nova Banda Lyra dos Campos, instituição que dirigiu e participou quando de sua formação antiga. Estima-se que Jorge tenha composto cerca de 50 obras. Holzmann faleceu em Ponta Grossa em 22 de maio de 1950.

Para escrever a obra ‘O Navio Negreiro’, o compositor Sérgio Neville Holzmann se inspirou no poema de Castro Alves, um dos mais importantes da poesia brasileira. A música acompanha as seis partes do poema, que aborda o profundo e triste tema da escravidão, descrevendo a viagem de um navio que transportava cativos da África para o Brasil.

Compartilhe:

Leia também

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026
Publicidade

Mais Lidas

Genro e sogro são presos por matarem ex-namorado da filha no Paraná

Nova sede do CAPS “Vovó Tonica” é entregue à população

Prefeitura de Castro divulga inscrições homologadas e locais de prova do concurso público

Agência do Trabalhador oferece vagas para trabalho em escolas municipais

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia