Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Geral

Oficinas gratuitas de experimentação artística são ofertadas nos CRAS de Ponta Grossa

Oficinas gratuitas de experimentação artística são ofertadas nos CRAS de Ponta Grossa
(Foto: Divulgação)
Publicidade
COM ASSESSORIAS - O projeto artístico Desenhadores de Rua iniciou sua circulação nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), nesta quinta-feira, dia 03 de abril de 2024. Ministrado pela professora e artista visual Rute Yumi, a atividade tem como objetivo compartilhar diferentes processos do fazer artístico com mulheres atendidas por estas instituições. O projeto tem patrocínio da Copel, por meio do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (Profice), e conta com o apoio da Faculdade Senac, Sesc Estação Saudade e Secretaria Municipal de Assistência Social.

Ao todo, o projeto irá circular gratuitamente por oito CRAS, sendo eles: CRAS Santa Luzia, Sabará, Jardim Carvalho, Coronel Cláudio, Candinha, Cará-Cará, Nova Rússia e Jardim Paraíso. O objetivo é que as participantes consigam vivenciar o processo de criação artística por meio das cores. Além disso, a oficina também permite a promoção e participação na criação e montagem de uma produção artística, como forma de sentir e refletir sobre diferentes temáticas e sensações.

Produzido pela Inspire Projetos Criativos e Estratégia Projetos Criativos, o projeto é viabilizado através do Profice, da Secretaria de Estado da Cultura – Governo do Paraná. Para Rute Yumi, a oficina está sendo uma experiência surpreendente. "O que eu tenho visto assim, e que eu acho muito bonito, é quando elas me trazem signos diferentes. Você imagina que todas vão desenhar a mesma coisa e não, na verdade, elas inovam. Vão buscar outros traços, outras coisas", comenta. Outro ponto importante para a artista é como as participantes estão se permitindo descobrir novas técnicas, novas formas de trabalhar com as cores e com as formas. "É interessante porque geralmente a gente sofre um congelamento diante do papel branco, aqui o pessoal está se permitindo experimentar, acertar e errar. Se está certo ou errado, refaz. Descobre novas formas", finaliza.

Eli Aparecida Antunes, participante do projeto no CRAS Sabará, viu a atividade como uma ação muito evolutiva e proveitosa. "A gente esquece de todos os problemas da vida, é como se fosse uma terapia. Aqui dentro ficamos focadas no desenho, e nos valorizamos cada vez mais. Eu aprendi que tudo na vida a gente precisa tirar um tempo para poder pintar, desenhar, um tempo para nós. Temos que focar na arte porque é uma experiência muito legal", comenta.

Agenda das próximas ações

10/04 - CRAS Coronel Cláudio - 14h

24/04 - CRAS Candinha – 9h

06/05 - CRAS Cará-Cará - 14h

15/05 - CRAS Nova Rússia - 14h

03/06 - CRAS Jd. Paraíso - 14h

Compartilhe:

Leia também

Prefeitura publica adendo à Chamada Pública nº 7/2025 sobre jornada de serviços médicos
Publicidade

Mais Lidas

Genro e sogro são presos por matarem ex-namorado da filha no Paraná

Nova sede do CAPS “Vovó Tonica” é entregue à população

Prefeitura de Castro divulga inscrições homologadas e locais de prova do concurso público

Agência do Trabalhador oferece vagas para trabalho em escolas municipais

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia