Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Cultura & Eventos

Oficina incentiva escrita literária sobre Ponta Grossa

Oficina incentiva escrita literária sobre Ponta Grossa
Publicidade
COM ASSESSORIAS - Para celebrar e dar conhecimento à extensa produção literária da coluna Perfis da Cidade, o autor Flávio Madalosso Vieira irá ministrar uma oficina na próxima segunda-feira, 06, às 10h, no Colégio Estadual Regente Feijó. A proposta de "Construindo os Perfis da cidade" é desenvolver o olhar de interesse, gosto e capricho dos alunos para com a cidade. Flávio é autor das crônicas da coluna Perfis da Cidade há quase 30 anos, chegando a mais de 9.500 crônicas escritas e divulgadas.

O projeto Perfis da Cidade - a saga com Vieira Neto é aprovado pelo Programa Municipal de Incentivo Fiscal à Cultura (PROMIFIC), com patrocínio das Lojas MM Mercadomóveis e do Sicredi e edição pela ABC Projetos. O projeto inclui o lançamento de um livro com as crônicas de Vieira Neto, organizado pela escritora Renata Regis Florisbelo e a distribuição de flyers literários pela cidade.
A coluna Perfis da Cidade tem como protagonista a Princesa dos Campos. Os acontecimentos das ruas e esquinas da cidade, as mudanças na paisagem, as peculiaridades do município e os personagens - por vezes anônimos - que foram descritos primeiramente por Guaracy Paraná Vieira (Vieira Filho), dos anos 1950 a 1990, continuam sendo registrados por Flávio Madalosso Vieira (Vieira Neto), e são veiculados em rádios e jornais ponta-grossenses por quase 70 anos.
Para Flávio, o livro, os flyers, e as palestras sobre crônicas são maneiras de mostrar a importância de crônicas no contexto da literatura, seja apenas por leitura ou, principalmente pela sua produção já que escrever não é difícil, basta apenas pôr no papel (ou na tela) o que está no coração, na mente ou no sentimento. "As crônicas na verdade não são minhas. Eu só as escrevo. Elas são de quem quiser", explica o autor.
É possível voltar ao tempo e resgatar as memórias das crônicas gravadas em rádio por meio dos QR Codes presentes no livro, servindo também como medida de acessibilidade. Com uma leitura gravada, outra forma de comunicação é possibilitada ao leitor. "Aquele narrador que está lendo coloca a emoção e vivência dele, então tudo isso traz uma outra qualidade de recepção deste conteúdo por parte do leitor", afirma Florisbelo.

Compartilhe:

Leia também

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026
Publicidade

Mais Lidas

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026

Nova sede do CAPS “Vovó Tonica” é entregue à população

Prefeitura de Castro divulga inscrições homologadas e locais de prova do concurso público

Agência do Trabalhador oferece vagas para trabalho em escolas municipais

Genro e sogro são presos por matarem ex-namorado da filha no Paraná

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia