Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Opinião

O turismo do futuro: os desafios da atuação profissional

*Por: Grazielle Ueno Maccoppi - Coordenadora dos cursos de Gestão de Turismo e Gestão Empreendedora de Serviços do Centro Universitário Internacional Uninter

O turismo do futuro: os desafios da atuação profissional
(Divulgação)
Publicidade
O turismo é uma área multidisciplinar e que possui diálogo e intervenção com inúmeras áreas de conhecimento, como a geografia, a história, a economia e a gestão. É essa dinâmica de articulação que faz do turismo algo tão complexo e encantador.

O gestor de turismo é o profissional responsável pela organização e operacionalização da atividade turística de forma ampla. Desde a identificação de potencialidades até o planejamento e desenvolvimento de empreendimentos e destinos turísticos sustentáveis e economicamente viáveis. Nesse sentido, é possível afirmar que o gestor de turismo é o profissional que atua na atividade turística promovendo a transformação da realidade de forma positiva e condizente com as características e necessidades de cada território.

Estamos inseridos numa sociedade de transição e as características dos territórios estão, portanto, sujeitas a modificações de forma dinâmica e constante. Desta forma, para empreender e atuar na cadeia turística é necessário estar atento as tendências e ao comportamento da atividade. É possível afirmar que as tendências dessa profissão estão relacionadas com a transformação tecnológica e ao pensamento inovador das práticas de turismo. Tornou-se necessário vislumbrar caminhos distintos para o desenvolvimento do setor.

Podemos por exemplo, citar como uma tendência a busca humana pelo bem-estar, a necessidade de contato com a natureza e a busca pela autorrealização, interpretadas pelos especialistas como formas de alívio ao stress, encontro com a satisfação pessoal e até autoconhecimento. Outro caminho tendencioso do turismo está associado a evolução dos meios de transporte e a mobilidade urbana. Compreendendo que estamos vivendo uma era de transformação tecnológica e digital sem precedentes, o desenvolvimento das infraestruturas de mobilidade são cenários cada vez mais promissores para prática do turismo. E você, está preparado para atuar no turismo?

Compartilhe:

Leia também

O que o Dia Nacional da Silvicultura tem a ver com você?*Por: Eleandro Brun - Engenheiro Florestal, Dr. - Professor da UTFPR Dois Vizinhos, Coordenador da Câmara Especializada em Engenharia Florestal do CREA-PR, Secretário Geral da SBEF (Sociedade Brasileira de Engenheiros Florestais).
Publicidade

Mais Lidas

Paraná inicia 2026 com chuvas e pode ter tempestades localizadas; veja previsão do tempo

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026

Abertas as inscrições para o PSS da Educação em Tibagi

UBS do Centro terá horário especial de vacinação no sábado (13)

Capal abre 300 vagas de trabalho temporário para safristas em seis cidades do PR e SP

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia
O turismo do futuro: os desafios da atuação profissional | Correio dos Campos