Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Geral

Nova plataforma do Crea-PR desburocratiza processos para 90 Entidades de Classe no Estado

Nova ferramenta virtualiza todo o processo de apresentação de projetos que podem receber aporte financeiro do Crea-PR

Nova plataforma do Crea-PR desburocratiza  processos para 90 Entidades de Classe no Estado
(Divulgação/Crea-PR)
Publicidade
COM ASSESSORIAS - Aproximadamente 90 Entidades de Classe, que representam profissionais de Engenharia, Agronomia e Geociências do Paraná, contam com uma nova plataforma virtual, o Edital de Chamamento 2.0, que promete desburocratizar e simplificar processos. De maneira inovadora entre os Creas do Brasil, a nova ferramenta, disponibilizada pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR), permite às Entidades de Classe repassarem todas as informações necessárias com segurança e de forma mais ágil.

Para ter acesso à nova plataforma, as Entidades de Classe, que representam quase 50 mil profissionais no Estado, precisam acessar uma área restrita dentro do site do Crea-PR. “O Crea-PR é o primeiro Conselho no Brasil a virtualizar todo o processo, de forma totalmente inovadora e segura”, afirma o gerente de Relações Institucionais do Crea-PR, Claudemir Marcos Prattes.

É através da plataforma que as Entidades de Classe enviam projetos para a realização de parcerias em atividades em mútua cooperação com Crea-PR, por meio dos Termos de Fomento ou Colaboração. De 2017 até o momento, mais de 200 parcerias já foram firmadas com as Entidades do Sistema Crea/Confea. Destas, 50% estão em andamento e as demais já foram concluídas e tiveram as contas aprovadas.

Ao todo, são mais de 490 atividades finalizadas, envolvendo o aporte financeiro de R$ 5 milhões para a realização de simpósios, minicursos, cursos, viagens técnicas e revistas. “São iniciativas que atingiram mais de 45 mil profissionais, com debates e informações sobre fiscalização, registros de empresas e profissionais, atribuições e ética profissional vinculada às atividades de valorização das profissões apresentadas nas atividades”, diz Prattes.

Para 2020, a estimativa é de ampliar as atividades em parceria com as Entidades de Classe – que têm a incumbência de desenvolver ações de interesse das profissões e do Sistema Confea/Creas - com o equivalente a R$ 3 milhões para projetos.

Treinamentos

Na última semana, nos dias 10 e 11 de outubro, cerca de 120 presidentes e diretores de Entidades de Classe de Engenharia, Agronomia e Geociências do Estado do Paraná participam do 5º Seminário Estadual do ProEc – Programa de Apoio à Sustentabilidade às Entidades de Classe, que aconteceu em Ponta Grossa, na sede da Associação dos Engenheiros Agrônomos dos Campos Gerais (AEACG). O evento, que é uma iniciativa do Colégio de Entidades Regionais (CDER), contou com o apoio do Crea-PR.

A programação do evento teve como foco a apresentação e discussão das regras de elaboração de projetos para participação nos editais de chamamento público do Crea-PR, como também a prestação de contas dos recursos utilizados. “As orientações foram no sentido de auxiliar na concepção dos projetos, sobre a importância da vinculação com as atividades finalísticas do Conselho integradas com as ações de interesse comum com as Entidades de Classe, do detalhamento do plano de trabalho e do cronograma financeiro, além de ter uma execução eficaz do projeto e da regularidade e agilidade da prestação de contas”, comenta Prattes.

Os Editais de Chamamento Público do Crea-PR são baseados na Lei Federal Nº 13.019, de 2014, e 13.204, de 2015, que regulamenta os repasses de recursos públicos para as organizações da sociedade civil. Seguem também as normativas do Confea (Resoluções 1.075, de 2016, e 1.098, de 2018). Durante todo o processo, o trabalho é acompanhado pelo Crea-PR, que verifica a efetiva utilização dos recursos e a prestação de contas.

Galeria de Imagens:

Leia também

Prefeitura publica adendo à Chamada Pública nº 7/2025 sobre jornada de serviços médicos
Publicidade

Mais Lidas

Genro e sogro são presos por matarem ex-namorado da filha no Paraná

Nova sede do CAPS “Vovó Tonica” é entregue à população

Prefeitura de Castro divulga inscrições homologadas e locais de prova do concurso público

Agência do Trabalhador oferece vagas para trabalho em escolas municipais

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia