Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Geral

No último ano, 30% das denúncias recebidas na regional Ponta Grossa do Crea-PR não geraram Relatório de Fiscalização

O índice se deve ao relativo desconhecimento da população sobre as atribuições de fiscalização do Conselho e ao preenchimento incompleto das denúncias

No último ano, 30% das denúncias recebidas na regional Ponta Grossa do Crea-PR não geraram Relatório de Fiscalização
(Foto: Divulgação)
Publicidade
COM ASSESSORIAS - Em 2019, a Regional Ponta Grossa do Crea-PR (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná) recebeu 353 denúncias, sendo que 30% delas não geraram Relatório de Fiscalização (RF) por não corresponderem às atribuições do Conselho. O número da região está abaixo do estadual, que fechou 2019 com 4.281 denúncias, sendo 2.063 geradas e 2.218 não geradas (51%).

O Gerente da Regional do Crea-PR Ponta Grossa, Engenheiro Agrônomo Vânder Della Coletta Moreno, explica que diversas situações contribuem para o indeferimento da denúncia, como a não localização do endereço informado no cadastro pelo denunciante; a obra ou o serviço em questão já terem passado por fiscalização; denúncias de empresas que já estavam regularmente registradas no Crea-PR e as que não competem ao Conselho.

“O foco das fiscalizações do Crea-PR é verificar se os serviços que estão em execução têm acompanhamento de um profissional habilitado no Conselho. A maioria das denúncias que recebemos se referem a obras civis, mas qualquer serviço de engenharia pode ser denunciado: elétrica, mecânica, agronomia, segurança do trabalho, química, agrimensura, geociências, entre outros”, comenta.

Denúncias que envolvam a atuação de profissionais também são recebidas. “Neste caso, a denúncias só podem ser cadastradas pessoalmente, com a identificação do denunciante e com a apresentação das provas sobre os fatos”, afirma o gerente.

Outro motivo que contribui para o índice de denúncias que não geram RF são os protocolos preenchidos com informações faltantes, que dificultam a localização das obras. Neste caso, a denúncia é indeferida e o denunciante recebe a informação na resposta do protocolo. É possível refazer a denúncia, com as informações corretas. “É importante que a denúncia seja detalhada sobre as características do serviço e com referências para a sua localização. Desta forma, auxilia o fiscal na identificação”, comenta, ao frisar que a identidade do denunciante é preservada.

Até fevereiro de 2020, os canais de denúncias estadual e regional estão registrando desempenho similar, sendo que 57% das denúncias feitas em nível estadual não geraram RF, e em nível regional 40%.

Confira alguns exemplos de denúncias recorrentes que não são atribuição do Crea-PR fiscalizar:

1- Falta de segurança: uso de EPI's (Equipamentos de Proteção Individual) e tela de segurança (fiscalização de competência do Ministério do Trabalho)

2- Riscos de desabamento (fiscalização de competência da Defesa Civil)

3 - Questões de danos e perdas (fiscalização de competência da justiça comum)

4 - Obras de divisa, tapumes ou que invadem calçadas (fiscalização de competência da Prefeitura)

5 - Construções em área de preservação ambiental (fiscalização de competência do IAP ou órgão ambiental)

Canais de denúncia do Crea-PR

O Crea-PR disponibiliza três canais de denúncia: online, protocolo físico e aplicativo. Para denuncia via protocolo físico, é preciso acessar o site do Crea-PR (www.crea-pr.org.br) e baixar o formulário online na opção “fiscalização” do menu “denúncia”. No formulário é necessário que o denunciante se identifique, indique a atividade que deseja denunciar e o endereço completo para que sejam realizadas as averiguações necessárias.

A denúncia online pode ser feita através do site do Crea-PR. Neste caso, o denunciante tem a opção de identificar-se ou não, e da mesma forma é preciso elaborar uma narrativa dos fatos denunciados através do preenchimento dos formulários. É possível anexar documentos, fotos ou quaisquer arquivos que possam auxiliar na fiscalização.

Outro canal de recebimento de denúncias do Crea-PR é o aplicativo do Conselho disponível para os sistemas Android ou IOS.

Compartilhe:

Leia também

Prefeitura publica adendo à Chamada Pública nº 7/2025 sobre jornada de serviços médicos
Publicidade

Mais Lidas

Genro e sogro são presos por matarem ex-namorado da filha no Paraná

Nova sede do CAPS “Vovó Tonica” é entregue à população

Prefeitura de Castro divulga inscrições homologadas e locais de prova do concurso público

Agência do Trabalhador oferece vagas para trabalho em escolas municipais

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia