Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Geral

No Paraná, 47% das mulheres que empreendem são chefes de domicílio

Público feminino enfrenta diariamente a dupla jornada de ser dona do próprio negócio e prover o sustento da família

No Paraná, 47% das mulheres que empreendem são chefes de domicílio
Terapeuta Elisângela Napoli é empresária e mantém a casa onde vive com a filha de 11 anos. Crédito da foto: Adri. (Foto: Digital)
Publicidade
COM ASSESSORIAS - No Paraná, 47% das mulheres que empreendem são chefes de domicílio, conforme o estudo Empreendedorismo Feminino no Brasil, divulgado pelo Sebrae e que mostra o Paraná como o quarto estado do Brasil com mais empresárias, totalizando 549,5 mil. No Brasil, o índice salta para 49% de um total de 8,6 milhões de mulheres à frente do próprio negócio.

A dupla jornada de empresária e chefe de domicílio é a realidade da terapeuta ponta-grossense Elisângela Napoli, que tem uma filha de 11 anos de idade. Há três anos, após uma perda que trouxe traumas para a família, Elisângela buscou ajuda médica e complementou o tratamento com terapia.

Com os resultados satisfatórios adquiridos com o tratamento, a empresária buscou capacitação na área. "Ao invés de eu renovar o pacote de sessões, resolvi fazer o curso e ter momentos para fortalecer o vínculo de amor com a minha filha", conta. O negócio evoluiu para um trabalho voluntário e, após outros diversos cursos e facilitação internacional, virou fonte de renda para Elisângela.

"Precisava pagar as contas, os boletos estavam chegando. Profissionalizei meu negócio, investi em uma sala para receber os clientes e comecei a participar das rodadas de negócios promovidas pela associação comercial em parceria com o Sebrae/PR", relembra. Hoje, a empresária tem agenda de segunda a sábado para atendimento aos clientes e, aos domingos, facilita classes de Barras de Access.

"Vivo do meu trabalho e acredito que a força vem Deus. É preciso ter coragem para ser empreendedora e mãe. Minha filha e meus clientes são minha inspiração para ser uma pessoa cada vez melhor", comenta. Com o início da pandemia da Covid-19, o trabalho se intensificou diante dos casos de depressão, falta de ânimo, ansiedade, estresse em alto nível de crianças, idosos e adultos.

"Precisei me adequar para atender aos protocolos sanitários, mas meu fluxo de trabalho aumentou consideravelmente. Muitas pessoas estão olhando para si no momento de dificuldade. A dica é usar a frase: tudo vem a mim, com facilidade, alegria e glória", indica.

Para a consultora do Sebrae/PR, Gabriela Cipriano, a mulher empreende, normalmente, movida pela necessidade de ter outra fonte de renda ou para adquirir independência financeira. "Com isso, a mulher tem a certeza de que empreendendo o crescimento econômico e profissional depende somente dela e não de decisões de terceiros. Ela, literalmente, retoma o controle da sua trajetória", analisa.

Ter uma maior flexibilidade de horário, conseguir uma renda melhor e inspirar pessoas são alguns dos motivos apontados pelas empresárias para enfrentar a aventura de abrir um novo negócio, conforme a consultora.

"Mas os desafios a serem vencidos ainda são grandes. O primeiro é cultural, já que a mulher tem uma educação que não incentiva o risco e a posição de liderança. E o segundo é conjuntural. Pesquisas indicam que a mulher sofre mais impacto com a dupla jornada e precisam conciliar a vida profissional e familiar com o cuidado dos filhos", aponta Gabriela.

Compartilhe:

Leia também

Prefeitura publica adendo à Chamada Pública nº 7/2025 sobre jornada de serviços médicos
Publicidade

Mais Lidas

Genro e sogro são presos por matarem ex-namorado da filha no Paraná

Nova sede do CAPS “Vovó Tonica” é entregue à população

Prefeitura de Castro divulga inscrições homologadas e locais de prova do concurso público

Agência do Trabalhador oferece vagas para trabalho em escolas municipais

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia