Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Cultura & Eventos

Museu da UEPG abriga exposição que retrata obra e processo criativo de Paulo Leminski

Mostra está no Museu Campos Gerais (MCG), vinculado à Universidade Estadual de Ponta Grossa. Já passou por outras dez cidades do Brasil e permite um mergulho no caráter diverso, irreverente e contemporâneo na obra do poeta curitibano

Museu da UEPG abriga exposição que retrata obra e processo criativo de Paulo Leminski
Publicidade
Desde o início deste mês, o público pode conferir a exposição Múltiplo Leminski, no Museu Campos Gerais (MCG), vinculado à Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). A mostra multimídia, que já passou por outras dez cidades do Brasil, permite um mergulho no caráter diverso, irreverente, popular, erudito e contemporâneo na obra do poeta curitibano Paulo Leminski (1944-1989).

O escritor também foi professor, compositor, jornalista, publicitário, tradutor e crítico literário. Sua obra reúne romance, poesia, ensaio, biografias e traduções, expressando ainda hoje conexão com diferentes pessoas, de idade e perfil variados. Uma das seções da exposição é voltada à publicações infantojuvenis.

“A obra de Paulo Leminski é atemporal e continua dialogando com os diversos públicos. A cada montagem vamos redescobrindo a produção desse artista que estava à frente de seu tempo, que foi precursor de um estilo de linguagem objetiva e concisa. A exposição revela todas essas características presentes na obra desse artista múltiplo”, afirma a filha Aurea Leminski, que assina a curadoria ao lado da irmã, Estrela Leminski, e da mãe, Alice Ruiz, responsáveis também pela concepção da mostra.

As peças da mostra valorizam a dimensão gráfica e visual da criação de Leminski, propiciando o contato com artefatos do processo criativo do artista, que é um dos nomes paranaenses mais reconhecidos no Brasil. Os visitantes podem observar anotações em papéis avulsos, rabiscos em cadernos, além da máquina de escrever e da biblioteca particular do poeta. Fotos registram momentos da biografia, do círculo de amigos, dos circuitos culturais e das parcerias artísticas de Leminski.

Para o diretor do MCG, Niltonci Chaves, a mostra itinerante consolida o museu da UEPG em sintonia com o circuito nacional de exposições. “Essa é uma de nossas intenções e também da reitoria, desde a reabertura do espaço em 2019. Essa cooperação contribui para a divulgação de um nome consagrado da cultura paranaense e da própria história intelectual no País”, salienta.

VISITAS – As visitas presenciais são agendadas e controladas, seguindo os protocolos de prevenção ao contágio do novo coronavírus. O uso de máscara e o distanciamento são obrigatórios nas dependências do museu. Os ingressos (gratuitos) são individuais e intransferíveis, direcionadas ao público com 16 anos de idade ou mais.

O público pode escolher a melhor opção de horário entre terça-feira e sábado. De terça e quinta-feira, o MCG oferece duas opções diárias de horário: 9h30 e 14 horas. Às sextas-feiras, apenas o horário da tarde está disponível. Já no sábado, o museu amplia o agendamento para três horários: 9h30, 13h30 e 15h30. Cada visita pode durar até uma hora e meia.

O público ainda podem optar pelo acompanhamento da equipe de monitoria da Ação Educativa do MCG. Essa modalidade de visita está disponível nas terças e quintas-feiras, no período da tarde, e nas quartas-feiras, pela manhã. O número de vagas é restrito e segue uma ordem de agendamento.

A exposição segue no MCG até 5 de dezembro. Os agendamentos podem ser feitos AQUI.

APOIO – Desde 2012, essa mostra tem sido realizada de forma itinerante pelas principais capitais do país. Agora, na 11ª montagem, a exposição retorna ao Paraná, abrindo a temporada 2021 na região dos Campos Gerais. Com incentivo do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (Profice), o projeto tem apoio da Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura do Paraná, da Companhia Paranaense de Energia (Copel), da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), da Associação de Museus dos Campos Gerais, e da Secretaria Municipal de Turismo de Ponta Grossa.

Fonte: AEN/PR

Compartilhe:

Leia também

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026
Publicidade

Mais Lidas

Genro e sogro são presos por matarem ex-namorado da filha no Paraná

Nova sede do CAPS “Vovó Tonica” é entregue à população

Prefeitura de Castro divulga inscrições homologadas e locais de prova do concurso público

Agência do Trabalhador oferece vagas para trabalho em escolas municipais

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia