Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Geral

Município mais ucraniano do País lança coleção de souvenirs

42 novos produtos do SouPrudentópolis materializam experiências para turistas

Município mais ucraniano do País lança coleção de souvenirs
(Foto: Divulgação)
Publicidade
COM ASSESSORIAS - Prudentópolis é conhecido como o município mais ucraniano do País e, também, como a terra das cachoeiras gigantes, com mais de cem quedas, com alturas que variam de 80 a quase 200 metros. Além disso, a cidade se destaca no setor agrícola como o maior produtor de feijão preto do Brasil e de salame cracóvia, produto típico da cidade, embutido de carne de porco nobre defumada, que teve a receita criada por um morador local, Dionizio Opuchkevitch, na década de 1.960.

Pensando nos turistas que visitam a cidade em função da gastronomia, da cultura e das belezas naturais, artesãos e profissionais criativos da cidade desenvolveram 42 novos souvenirs para o mercado por meio do Projeto SouPrudentópolis, ação do Sebrae/PR e da Prefeitura de Prudentópolis através das secretarias municipais de Cultura e de Turismo. Todos os produtos estão disponíveis em um catálogo, que pode ser acessado on-line.

Conforme a consultora do Sebrae/PR, Nádia Joboji, a iniciativa contou com a adesão de 22 profissionais que integraram uma jornada de capacitações, com mentorias e consultorias, sobre turismo e oportunidades de negócios, tendências e inovação no design, empreendedorismo e finanças, além de oficinas sobre personas do turismo, design, custos, precificação e comportamento empreendedor, com cases de sucesso.

“A jornada estimulou a inovação, o olhar para a cultura e o turismo. O SouPrudentópolis é o reconhecimento dos profissionais criativos que poderão agregar renda com os produtos e ainda promover a cidade”, comenta a consultora.

A empresária Maria Helena Opuchkevich Chiquito, que atua no ramo de alimentos há dois anos e meio, com a produção de pratos tipicamente ucranianos, como o varéneke, é uma das participantes do SouPrudentópolis. Ela conta que procurou elaborar um novo sabor, que é o varéneke de feijão com molho de cracóvia.

“Busquei trazer, nesse prato, algumas referências que a cidade tem, como o feijão e a cracóvia. É mais uma forma de mostrar meu trabalho, trazer visibilidade para minha marca e manter a tradição da culinária ucraniana. Além dos turistas, moradores locais e da região podem comprar e levar para suas casas”, explica.

Para a secretária de Turismo de Prudentópolis, Cristiane Guimarães Boiko Rossetim, os novos produtos típicos e autênticos do município são fundamentais no fortalecimento da cadeia turística.

“Os turistas terão a chance de adquirir produtos únicos que representam a identidade local. Hotéis e restaurantes estão em contato com artesãos para encomendar essas lembranças especiais e produtos de qualidade”, frisa.

A empreendedora Franciele Lopes atua há cinco anos como artesã na cidade e afirma que o projeto foi construtivo e que vai colher bons frutos com as consultorias.

“Tive um salto na quantidade de produtos, pois além dos que eu apresentei pelo projeto, como os copos em MDF, luminária e cantil em porcelana para água benta, criei mais três, que são os ímãs de setas MDF, pop socket, necessaire e lápis personalizado”, conta.

A secretária de Cultura de Prudentópolis, Nadir Vozivoda, acredita que o projeto SouPrudentópolis foi indispensável para a estruturação dos artesãos que produziam na cidade e serviu como estímulo para a formação de novos empreendedores. Ainda segundo ela, empreendimentos turísticos já buscaram o catálogo para a escolha e aquisição dos produtos.

“Além disso, os profissionais que participaram da formação foram incentivados a participar com seu projeto no edital de economia criativa, com incentivo da Lei Paulo Gustavo, que será lançado dentro de alguns dias. Este edital prevê recursos para o desenvolvimento dos produtos aprovados no SouPrudentópolis”, detalha.

Feira do Empreendedor 2023

Promovida pelo Sebrae/PR, de 14 a 17 de setembro, em Curitiba, a Feira do Empreendedor será gratuita e voltada para quem deseja empreender, já possui um negócio ou está em busca de networking e informações sobre o mercado, com orientações e consultorias de especialistas. O evento terá expositores de segmentos como franquias, máquinas e equipamentos, serviços e soluções digitais. A Feira apresentará lojas conceito de moda, cafeteria, petshop e salão de beleza, palestras, rodadas de negócios, além de espaços de experiência e games, com foco em negócios e empreendedorismo. Mais informações e inscrições pelo site.

Compartilhe:

Leia também

Prefeitura publica adendo à Chamada Pública nº 7/2025 sobre jornada de serviços médicos
Publicidade

Mais Lidas

Nova sede do CAPS “Vovó Tonica” é entregue à população

Prefeitura de Castro divulga inscrições homologadas e locais de prova do concurso público

Agência do Trabalhador oferece vagas para trabalho em escolas municipais

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026

Genro e sogro são presos por matarem ex-namorado da filha no Paraná

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia