Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Cultura & Eventos

Mostra Cultural encerra Setembro Amarelo em Ponta Grossa

Mostra Cultural encerra Setembro Amarelo em Ponta Grossa
(Divulgação)
Publicidade
IMPRENSA/Ponta Grossa - Após diversos eventos realizados no decorrer do mês, a Prefeitura Municipal de Ponta Grossa realizou ontem (26) o encerramento da edição 2018 da campanha Setembro Amarelo, de prevenção ao suicídio. Foi promovida a V Mostra Cultural de Saúde Mental, que teve como tema “Celebrando a Vida”.

Foram apresentados espetáculos de dança e teatro, por exemplo, durante toda a tarde. O psicólogo Braz Trajano explica a importância da campanha. “Desenvolvemos atividades durante todo o mês em diversos pontos da cidade porque o suicídio é um problema de saúde pública. A cada 3 segundos alguém tenta se suicidar no mundo, e a cada 40 segundos alguém comete suicídio. No Brasil são 32 mortes por dia, o equivalente a uma a cada 45 minutos”, aponta o Trajano, explicando que os dados são subnotificados, ou seja, podem ser até quatro vezes maiores que esses.

O psicólogo também afirma que o número de suicídios de jovens de 15 a 29 anos tem aumentado bastante nos últimos anos. “Em Ponta Grossa temos a rede de saúde mental. São três CAPS disponíveis, que oferecem serviço de portas abertas, ou seja, não precisam de encaminhamento. O indivíduo ou sua família pode ir diretamente até uma das unidades solicitar avaliação e será atendido”, conta Braz Trajano.

Campanha - Na primeira semana foram realizadas ações em parceria com a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) que promoveram, em ambos os campi, debates, psicodramas e oficinas; na segunda o trabalho foi voltado à capacitação de professores da rede estadual de ensino; já a terceira semana focou nos usuários dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) com palestras abertas ao público e esta última semana campanha aproveitou espaços públicos para dialogar diretamente com a comunidade, com panfletagem nos terminais, atividades físicas no Complexo Ambiental e a V Mostra Cultural de Saúde Mental.

Compartilhe:

Leia também

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026
Publicidade

Mais Lidas

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026

Nova sede do CAPS “Vovó Tonica” é entregue à população

Prefeitura de Castro divulga inscrições homologadas e locais de prova do concurso público

Agência do Trabalhador oferece vagas para trabalho em escolas municipais

Genro e sogro são presos por matarem ex-namorado da filha no Paraná

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia