
A Diocese de Ponta Grossa, nos Campos Gerais do Paraná, irá retomar a realização de missas com a presença de fiéis a partir de quarta-feira (27). As celebrações estavam acontecendo com portas e fechadas e transmitidas pela internet ou pelo rádio por causa da pandemia da Covid-19.
Ponta Grossa tem 60 casos confirmados do novo coronavírus. No Paraná são 3.331 diagnósticos e 156 mortes causadas pela Covid-19, segundo a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa).
A presença de fiéis estava suspensa desde março, quando a Diocese emitiu um comunicado com uma série de medidas por causa da pandemia.
De acordo com a Diocese, as celebrações serão retomadas seguindo as determinações das autoridades e uma resolução da Sesa, que elencou medidas para a retomada de atividades religiosas.
Ainda segundo a Diocese, a retomada das celebrações poderá ser revista a partir de critérios técnicos e científicos em relação à transmissão do novo coronavírus no estado.
Desde o dia 10 de maio, as igrejas de Ponta Grossa estão autorizadas a retomar celebrações, seguindo um decreto que foi publicado pela prefeitura.
O decreto estabeleceu 15 normas que devem ser cumpridas pelos templos para evitar a transmissão do novo coronavírus. Veja a seguir: