Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Política

Ministro da Educação autoriza estudos para instalação do IFPR em Ponta Grossa

Ministro da Educação autoriza estudos para instalação do IFPR em Ponta Grossa
Publicidade
COM ASSESSORIAS - Ponta Grossa pode receber em breve a instalação de um campus do Instituto Federal do Paraná (IFPR). Os estudos para que isso aconteça foram autorizados nesta quinta-feira (05) pelo ministro da Educação, Mendonça Filho, durante reunião em Brasília, com o deputado federal Sandro Alex (PSD), da qual também participaram profissionais da equipe técnica do Ministério.

Sandro Alex tem trabalhado para viabilizar o IFPR há mais de três meses. Ele apresentou ao Ministério os dados de Ponta Grossa e dos Campos Gerais que justificam a necessidade do aumento na oferta de cursos técnicos profissionais. Agora, recebeu o aval do ministro para conduzir as tratativas. Mendonça Filho deixa o Ministério nesta sexta-feira (06), mas o novo ministro, Rossieli Soares, já garantiu ao deputado que dará o apoio necessário para implantar o IFPR em Ponta Grossa.

A instalação da instituição de ensino em Ponta Grossa se dará em duas frentes, uma de forma imediata e outra a longo prazo. A primeira, para viabilizar a instalação imediata do IFPR na cidade - ofertando de três a quatro cursos -, será efetuada uma parceria entre o IFPR, a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e a Prefeitura de Ponta Grossa, com o suporte do Ministério da Educação.

Parceria

O ministro agendou para a próxima semana uma reunião, em Brasília, com a presença do reitor do IFPR, Odacir Zanatta, do reitor da UTFPR, Luiz Alberto Pilatti, do prefeito Marcelo Rangel e do deputado Sandro Alex, com a presença da secretária de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério, Eline Neves Braga Nascimento, responsável pelos Institutos Federais em todo o país. Ela também participou da reunião de trabalho desta quinta-feira.

A ideia da parceria é de que a Prefeitura disponibilize um local para as aulas, o IFPR entre com os professores, assim como a UTFPR, que também poderá fornecer a estrutura de laboratórios. Parte do custeio virá do Ministério da Educação.

Construção do campus

A instalação a longo prazo vai acontecer através da construção de um campus próprio do IFPR em Ponta Grossa, o que vai demandar de maior aporte orçamentário federal. Assim que os recursos estiverem disponíveis, a Prefeitura entrará com a cessão de um terreno para construção da obra. A estimativa é de que todo o trâmite leve cerca de dois anos.

“Nós queremos e vamos lutar por esse campus do IFPR em Ponta Grossa, mas como é um processo longo, vamos trabalhar nesse momento de forma conjunta para garantir os cursos em curto prazo à população. Serão de três a quatro cursos, o que vai assegurar a primeira semente do IF em terra ponta-grossense”, ressaltou Sandro.

“O que conseguimos hoje [quinta-feira] foi um sinal verde para continuarmos com a nossa luta no sentido de encontrarmos uma forma de viabilizar esse importante investimento na área da educação. A reunião na próxima semana será fundamental e creio que podemos avançar nas tratativas”, disse Sandro.

O deputado enfatiza que a vinda desses cursos técnicos de nível médio confirma a cidade de Ponta Grossa como polo educacional do Paraná e do país, que vem em uma ação crescente para viabilizar qualificação profissional e mão de obra qualificada às indústrias, comércio e empresas locais.

Compartilhe:

Leia também

Aliel Machado e prefeita Elizabeth anunciam novo pacote de obras para vilas de PGInvestimentos incluem a construção de uma nova UBS no Rio Verde, novos campos de society no Conjunto América e na Vila Romana. Já na Vila Cristina, serão construídos uma quadra de esportes e uma nova Associação de Moradores
Publicidade

Mais Lidas

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026

Genro e sogro são presos por matarem ex-namorado da filha no Paraná

Nova sede do CAPS “Vovó Tonica” é entregue à população

Municípios dos Campos Gerais são destaque em índice de transparência

Capal abre 300 vagas de trabalho temporário para safristas em seis cidades do PR e SP

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia
Ministro da Educação autoriza estudos para instalação do IFPR em Ponta Grossa | Correio dos Campos