Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Cultura & Eventos

“Memórias duma Baobá” percorre quilombos do Paraná e inspira o podcast “Memórias de Quilombo”

“Memórias duma Baobá” percorre quilombos do Paraná e inspira o podcast “Memórias de Quilombo”
(Imagem: Everton Vieira)
Publicidade
COM ASSESSORIAS - A Coletiva Èmí Wá, grupo de arte e cultura negras reconhecido nacionalmente pela força de sua pesquisa cênica e premiada por sua relevância artística, inicia em setembro a circulação do espetáculo “Memórias duma Baobá” em sete comunidades quilombolas do Paraná. O projeto integra apresentações teatrais, oficinas formativas e a gravação do podcast “Memórias de Quilombo”, e será realizado ao longo de três meses ainda no ano de 2025, com apoio do Governo do Estado do Paraná, da Secretaria da Cultura e do PNAB.

As apresentações acontecem em espaços de convivência e barracões das comunidades de Adrianópolis, Castro, Lapa, Piraí e Ponta Grossa, garantindo o acesso democrático à arte e fortalecendo a memória cultural afro-brasileira.

Além das apresentações do solo “Memórias duma Baobá”, com a atriz Isabel Oliveira, cada localidade receberá a oficina “Memórias de Quilombo”, onde mulheres negras e/ou quilombolas serão protagonistas no compartilhamento de suas histórias e experiências. Esses relatos serão registrados em áudio e transformados no podcast “Memórias de Quilombo”, que posteriormente será devolvido às comunidades e distribuídos às escolas estaduais, assegurando a preservação dessas memórias individuais e coletivas.

“O espetáculo Memórias duma Baobá”, nasceu a partir do impulso de revisitar minhas memórias afetivas e refletir sobre o que permanece de nós. Como mulher negra, me pergunto constantemente quantas das nossas histórias realmente são compartilhadas e preservadas. O processo de escrita começou quando recordei uma promessa que fiz a minha avó, de transformar uma de suas histórias em espetáculo. São essas narrativas repetidas tantas vezes por ela, somada às memórias generosamente doadas por outras mulheres negras, que o público vai poder conhecer. E o podcast surge justamente com esse propósito, de contar e recontar essas histórias, garantindo que ecoem e permaneçam vivas nas vozes dessas mulheres”, disse Isabel Oliveira.

A circulação tem início no dia 5 de setembro, na Comunidade Quilombola João Surá, em Adrianópolis, e segue para outras cidades entre setembro e novembro de 2025, incluindo Ponta Grossa, Lapa, Piraí e Castro.

“Nosso objetivo é promover encontros de memória e afeto, valorizando a presença negra nas artes e no Paraná. Queremos que as histórias contadas pelas comunidades ecoem para além de seus territórios”, afirmou a atriz.

Compartilhe:

Leia também

Última apresentação do Sexta às Seis 2025 acontece dia 26
Publicidade

Mais Lidas

UBS do Centro terá horário especial de vacinação no sábado (13)

Última apresentação do Sexta às Seis 2025 acontece dia 26

Tornados são registrados no Paraná com ventos de 120 km/h

Paraná inicia 2026 com chuvas e pode ter tempestades localizadas; veja previsão do tempo

Capal abre 300 vagas de trabalho temporário para safristas em seis cidades do PR e SP

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia