Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Agronegócio & Economia

Meio Ambiente realiza oficina para produção de sabão em associação

Meio Ambiente realiza oficina para produção de sabão em associação
Publicidade

Representantes das Associações de Catadores de Materiais Recicláveis aprenderam a produzir sabão a partir do óleo recolhido pela Feira Verde e dos Pontos de Entrega Voluntária (PEV’s)


 

Na tarde de ontem (30), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) em parceria com a Sanepar, realizou uma oficina para ensinar as representantes das Associações de Catadores de Materiais Recicláveis de Ponta Grossa a produzir sabão. A atividade aconteceu na Associação Acamaro, em Oficinas.

Cerca de nove representantes participaram da ação e pretendem ensinar o que aprenderam em suas Associações. Cada Associação tinha ao menos duas representantes, as convidadas a participar, em sua maioria trabalhavam na cozinha e ou na limpeza. “A partir do que aprenderam na oficina, elas poderão produzir o sabão para utilizar tanto na Associação, quanto em suas próprias casas, ou até mesmo para venda”, destaca o secretário municipal de Meio Ambiente, Paulo Barros. Para a realização desta oficina, o óleo utilizado foi recolhido pelo caminhão da Feira Verde e dos Pontos de Entrega Voluntária (PEV’s).

Oficina multiplicadora - Segundo Barros, a ideia surgiu a partir do questionamento, o que fazer com o óleo de cozinha usado?. “As pessoas que trabalham na cozinha das Associações puderam aprender a transformar aquele resíduo em um novo produto util. É uma ação ambiental de multiplicação e uma prática bacana de reutilização de um produto”, explica o secretário.

O descarte irregular do óleo de cozinha é um problema para a rede da Sanepar. A partir dessa preocupação a empresa criou o Projeto: “Se ligue nesta ideia. Sem óleo na rede!”. A Gestora do programa de Educação Socioambiental, Luciana Garcia, comenta a preocupação da empresa com a destinação. “Quando ele vai para a nossa rede, ele acaba a obstruindo, trazendo transtornos tanto para o cliente, como para a empresa. Esse projeto tem como foco incentivar as pessoas a destinarem corretamente o óleo de cozinha usado e, com isso, oferecemos essas oficinas de produção de sabão, como uma alternativa ambientalmente correta para reaproveitamento desse óleo”, relata.

Garcia ensinou as representantes a fazer uma receita de sabão caseiro. Todas receberam apostilas com o modo de preparo, utensílios a serem utilizados e as receitas, para que pudessem multiplicar o conhecimento que adquiriam e ensinar aos integrantes de suas Associações.

Lucilene Aparecida Taques é uma das representantes da Associação de Catadores Arep e participou da oficina, além de achar fácil o modo de preparo, ela também vai tentar fazer. “Para mim é um bom aprendizado, porque eu estou aprendendo a fazer o sabão não só para a comunidade, também estou aprendendo para mim mesma. Eu achei fácil de fazer, antes eu usava o sabão que eu comprava no mercado e eu não sabia como fazia, hoje eu vi como é a preparação. Vou tentar fazer em casa e espero que fique bem feito para eu começar a usar e quem sabe até vender, para entrar um dinheirinho a mais”, conta Taques.

Segundo o secretário, a Associação de Coleta de Materiais Recicláveis Acamaro será a sede para a realização dessas oficinas. “Nesta associação a estrutura melhor para esta atividade, todas as oficinas que desenvolvem o melhoramento da prática dos catadores, do trabalho deles, serão feitas na Acamaro. Esta foi a primeira, mas a partir de agora a ideia é realizar também de artesanato, segurança do trabalho, entre outras atividades, para fazer da Associação um espaço de treinamento e aprimoramento”, finaliza Barros. Além da Associação de Oficinas, Ponta Grossa conta com uma em Uvaranas, Nova Rússia e na Chapada.

Compartilhe:

Leia também

Agroparceria e Alfa Máquinas e Implementos são reconhecidas em campanha da SKF no Paraná
Publicidade

Mais Lidas

Agência do Trabalhador oferece vagas para trabalho em escolas municipais

Prefeitura de Castro divulga inscrições homologadas e locais de prova do concurso público

Nova sede do CAPS “Vovó Tonica” é entregue à população

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026

Genro e sogro são presos por matarem ex-namorado da filha no Paraná

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia