Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Geral

Meio Ambiente: Professoras participam de formação com o SENAR

Meio Ambiente: Professoras participam de formação com o SENAR
Publicidade
Cerca de 40 representantes da rede municipal de ensino estiveram presentes durante ação junto ao Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR)

 

A Secretaria Municipal de Educação (SME), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), realizou, nesta semana, atividade de formação junto a professoras da rede pública de ensino. Durante a ação, cerca de 40 representantes das escolas municipais receberam informações sobre o Programa Agrinho, dedicado ao incentivo de propostas pedagógicas voltadas à saúde e segurança pessoal e ambiental nas escolas.

De acordo com a coordenadora de Geografia e Meio Ambiente da SME, Aparecida Castanho, o programa tem adesão de todas as 84 escolas do ensino fundamental do município e trabalha em duas frentes: pedagógica, incentivando o desenvolvimento de projetos relacionados às temáticas propostas pelo programa nas instituições, e cultural, promovendo concursos de desenho e redação junto aos alunos. “A adesão nas escolas é total. Nossa expectativa é de cada uma das 84 instituições participantes apresentem, ao menos, um projeto pedagógico”, comenta. “Em relação aos alunos teremos 5 trabalhos selecionados por escola, totalizando 420 obras que serão apresentadas ao concurso cultural realizado pela iniciativa. Ao todo, serão alcançadas mais de 20 mil crianças da rede pública de ensino”, declara.

Além da participação massiva, o desenvolvimento de ações transformadoras a partir das propostas pedagógicas também é destaque nas instituições participantes. “Nós percebemos mudanças no ambiente das escolas com o desenvolvimento dessa iniciativa”, aponta Aparecida. “A proposta acaba mudando as práticas dos professores em sala e trazendo ganho para as comunidades do entorno. Temos exemplos desde o acolhimento de cães abandonados até recuperação de nascentes que nasceram das discussões promovidas pelo programa”, finaliza.

 

Campo e Cidade - O programa Agrinho é desenvolvido através de parceria entre o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), Sistema FAEP e Governo do Estado do Paraná. Realizado há 19 anos, conta, anualmente, com a participação de mais de 1,5 milhão de crianças e 80 mil docentes da educação no Estado. Com o tema “As coisas que ligam o campo e a cidade e nosso papel para melhorar o mundo”, a iniciativa tem o objetivo de discutir ações relacionadas à saúde e segurança pessoal e ambiental, promovendo, também, concurso cultural junto aos pequenos. Em Ponta Grossa, todas as instituições de ensino fundamental da rede pública participam do programa.

Compartilhe:

Leia também

Prefeitura publica adendo à Chamada Pública nº 7/2025 sobre jornada de serviços médicos
Publicidade

Mais Lidas

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026

Nova sede do CAPS “Vovó Tonica” é entregue à população

Prefeitura de Castro divulga inscrições homologadas e locais de prova do concurso público

Agência do Trabalhador oferece vagas para trabalho em escolas municipais

Genro e sogro são presos por matarem ex-namorado da filha no Paraná

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia