Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Geral

Leitura melhora desempenho de alunos nas escolas municipais

Prática diária da leitura melhora o desenvolvimento da escrita, do aprendizado e até do comportamento dos alunos

Leitura melhora desempenho de alunos nas escolas municipais
Escola Municipal Fioravante Slaviero coloca em prática diversos projetos de leitura. (Divulgação/PMPG)
Publicidade


IMPRENSA/Ponta Grossa - A rede municipal de Educação aposta na leitura como um dos pilares do aprendizado de seus 31,5 mil alunos. Um exemplo é a Escola Municipal Fioravante Slavieiro, na Vila Baraúna, onde são realizados quatro projetos de leitura: Posso ler, Sacola da Leitura, Maleta da Leitura e Cordel. Neles, toda a escola entra em contato com os livros. As ações têm proporcionado mudanças não apenas no desenvolvimento da leitura de textos em sala de aula, mas também contribuem para melhorar a escrita dos alunos e o comportamento social, dentro e fora da escola.

Segundo a diretora, Magali Conceição, a leitura é também um instrumento pedagógico. "Ela desenvolve o aluno como um todo. E alcançamos isso, eles melhoraram não só a leitura, mas o vocabulário, a comunicação e a escrita", explica a diretora. O projeto foi se tornando popular entre as crianças e precisou ser ampliado. Atualmente são entregues cinco maletas de leitura, uma para cada turma da escola. Por meio delas, 25 famílias entram em contato com a literatura em seus lares.

O retorno, para as professoras, foi rápido. O filho da Marlene Lemos, o aluno Gabriel Lemos, que antes de ingressar na escola municipal e participar do projeto se dizia uma criança tímida e introspectiva, foi um dos que bebeu na fonte da Literatura e transformou-se para melhor. "O Gabriel mudou totalmente, ele está não só escrevendo melhor como está mais desenvolto até para conversar com as pessoas", conta a mãe do menino, que costuma ler os livros para o filho antes dele dormir.

Para Gabriel, ter contato com o mundo da leitura tem ampliado o conhecimento que ele tem sobre o mundo. "Com os livros eu aprendi várias coisas, entre elas que a lua não é feita de queijo, aprendi a não ter vergonha de falar e também a gostar de contar as histórias para as pessoas e passar o que eu aprendi lendo", declara Gabriel, aluno do segundo ano.

Na metodologia do projeto 'Posso Ler', os estudantes vão a outras salas de aula contar histórias para as crianças menores. Eles narram, mostram as imagens, comentam sobre elas e ainda fazem perguntas às crianças. "Aqui a gente aprende, ensina os outros alunos e mostra o quanto é legal ler livros", disse a aluna Ana Alice Aggio, que está no 5º ano.

Compartilhe:

Leia também

Prefeitura publica adendo à Chamada Pública nº 7/2025 sobre jornada de serviços médicos
Publicidade

Mais Lidas

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026

Agência do Trabalhador oferece vagas para trabalho em escolas municipais

Prefeitura de Castro divulga inscrições homologadas e locais de prova do concurso público

Nova sede do CAPS “Vovó Tonica” é entregue à população

Genro e sogro são presos por matarem ex-namorado da filha no Paraná

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia