Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Cultura & Eventos

Legião de Maria festeja seus 100 anos

Programação na Diocese iniciou na quinta-feira

Legião de Maria festeja seus 100 anos
O bispo Dom Geraldo com o fundador da Legião de Maria, Frank Duff. (Foto: Divulgação)
Publicidade
COM ASSESSORIAS - O Senatus Assumpta de Ponta Grossa desenvolve desde a quinta-feira (2) a programação das festividades do centenário da Legião de Maria. A comemoração foi aberta com uma Adoração e, neste sábado, inicia-se o tríduo, na Catedral Sant'Ana, às 17 horas, com as orações do Terço e da Tessera, que são preces próprias da Legião de Maria, e, às 18 horas, Santa Missa, celebrada pelo padre Jaime Rossa. No domingo, a missa acontece às 19 horas e será com o frei Alderico Noleto, e, na segunda-feira, com padre Wagner Oliveira. O bispo Dom Sergio Arthur Braschi encerra o tríduo, na terça-feira, com missa, às 15 horas.

Toda a programação poderá ser acompanhada pelos canais da Secretaria da Juventude Legionária (Sejule) e da Catedral/Paróquia Sant'Ana. "A ordem das celebrações são sempre as mesmas, com as orações e a Santa Missa. Na terça-feira, que é o dia da fundação da Legião de Maria no mundo, é que a missa será com Dom Sergio e demais sacerdotes que acompanham a Legião", comentou a coordenadora diocesana da Legião de Maria, Flora Demiate.

História

Em maio de 1954 nasceu a Legião de Maria na Diocese de Ponta Grossa. A representante da Legião de Maria no Brasil, Joaquina Lucas, solicitou permissão ao bispo Dom Antônio Mazzarotto e fundou, simultaneamente, quatro grupos: na Paróquia São José, Paróquia Nossa Senhora do Rosário, Paróquia Sant'Ana, em Castro, e no Colégio Sant'Ana. Das sementes lançadas apenas uma floresceu, o Praesidium Nossa Senhora do Rosário, que deu bons frutos e se multiplicou.

Em 1956, fundou-se a Praesidium Nossa Senhora.de Fátima, na Paróquia da Catedral, e foi instalada, juntamente com legionários do Senatus de São Paulo, a Curia Assumpta, encarregada de estender a Legião de Maria, a toda a Diocese.

A Legião de Maria difundiu-se pela Diocese. Realizou extensões em Castro, Guarapuava, Tibagi, Prudentópolis, Piraí do Sul, Irati, Monte Alegre, Harmonia, e em caráter extra-diocesano, instalou-se em Palmeira. Com o crescimento, foi possível a instalação de outras seis Curiae. Para melhor atender a esses conselhos, a Curia Assumpta foi elevada a Comitium no dia 19 de setembro de 1967. Em 1970, o Comitium já atendia um território correspondente a 2/3 do Paraná.

O Senatus Assumpta de Ponta Grossa está filiado diretamente ao Conselho Maior da Legião de Maria de Dublin, na Irlanda, onde foi a fundação da Legião, em 1921, por Frank Duff. Atualmente, o Senatus Assumpta de Ponta Grossa tem como jurisdição o Paraná e Santa Catarina.


Compartilhe:

Leia também

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026
Publicidade

Mais Lidas

Genro e sogro são presos por matarem ex-namorado da filha no Paraná

Nova sede do CAPS “Vovó Tonica” é entregue à população

Prefeitura de Castro divulga inscrições homologadas e locais de prova do concurso público

Agência do Trabalhador oferece vagas para trabalho em escolas municipais

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia