Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Política

Juíza dá 72 horas para Temer se manifestar sobre ação de Aliel Machado

Juíza dá 72 horas para Temer se manifestar sobre ação de Aliel Machado
Publicidade
Deputado Federal entrou com ação popular contra aumento de alíquotas nos combustíveis

 

A juíza substituta da segunda Vara Federal, Dra. Luciana Mayumi Sakuma, deu 72 horas para o presidente Temer se manifestar sobre uma ação proposta pelo deputado federal Aliel Machado (Rede) contra o reajuste por decreto das alíquotas do PIS e da Cofins para os combustíveis. O reajuste foi pelo Governo no dia 20 de julho e elevou imediatamente o preço da gasolina ao consumidor em cerca de R$ 0,40 e do etanol e diesel em R$ 0,20.

Além do deputado, assinam a ação o advogado e vereador Pietro Arnaud, o presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas de Ponta Grossa (Sindiponta), Josmar Richter e Daniel Prochalski, membro da Comissão de Direito Tributário da OAB-PG.

Segundo os autores, “o aumento dos combustíveis vai afetar não só o consumidor, mas toda a economia, principalmente o setor agrícola, que tem uso intensivo de transporte e é o que mais tem ajudado o Produto Interno Bruto (PIB). O governo está jogando areia em cima de quem estava contribuindo para a retomada da economia”, argumentam.

A ação destaca o princípio da legalidade, pelo fato de o reajuste ter sido feito através de decreto e não de um projeto de lei, enviado ao Congresso. É o artigo 150, I da Constituição Federal que estabelece o princípio da legalidade estrita em matéria fiscal ao prescrever que “é vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios exigir ou aumentar tributo sem lei que o estabeleça”.

Além da forma, questiona-se também o princípio da anterioridade. “O governo não respeitou os 90 dias previstos para medidas desta natureza. É a anterioridade nonagesimal, que deve ser observada para a majoração de tributos”, explica o Aliel.

A anterioridade nonagesimal, prevista na Constituição, em regra é aplicada cumulativamente à anterioridade anual, garantindo, no mínimo, o lapso de noventa dias para que tenha início a eficácia de lei que institua ou aumente tributo. Desse modo, é vedado à União, aos Estados-Membros, ao Distrito Federal e aos Municípios cobrar tributos antes de decorridos noventa dias da data em que haja sido publicada a lei que os instituiu ou aumentou.

Na noite desta sexta-feira, 28, o governo recuou e anunciou uma redução na alíquota do etanol, mas prossegue na irregularidade, além de não ter afetado gasolina e diesel.

Pedido de liminar e intimação

De acordo com a ação, há urgência no caso, sendo necessária a suspensão imediata do Decreto que majorou os tributos. Além da ilegalidade e a lesividade ao patrimônio público e aos contribuintes, ficou demonstrada até mesmo um oportunismo do Governo Federal, justificando o pedido liminar.

A juíza substituta da segunda Vara Federal em Ponta Grossa, Dra. Luciana Mayumi Sakuma, decidiu favorável a urgência da matéria e deu 72 horas para o presidente Temer se manifestar sobre a ação. O governo já foi intimado através da Advocacia Geral da União (AGU) e da Procuradoria da Fazenda Nacional.

A ação é assinada pelo escritório Chules, Vilela e Gomes Rocha, de Brasília.

Compartilhe:

Leia também

Mabel garante sistema de monitoramento para instituição de PGEquipamentos foram adquiridos por meio de recursos da deputada estadual Mabel Canto (PP). 'Esquadrão da Vida' atua no tratamento de dependentes químicos
Publicidade

Mais Lidas

Dentista do Paraná é preso suspeito de cometer estupro em consultório e chácara

Prefeitura destaca protagonismo feminino no empreendedorismo em Ponta Grossa

Em Piraí do Sul, homem é preso após manter casal de idosos como reféns por mais de 5 horas

DiResponsa agita a “Batucada da Ana” em Ponta Grossa (PR) neste domingo, 08

Carreta do Programa “Agora Tem Especialidades” do Ministério da Saúde atende mulheres até 8 de março em Telêmaco Borba

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia
Juíza dá 72 horas para Temer se manifestar sobre ação de Aliel Machado | Correio dos Campos