Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Geral

João Carlos Gomes comemora abertura de Medicina na Unicentro

Trabalho iniciado durante a gestão do ex-secretário na Seti foi concretizado em solenidade na Câmara de Guarapuava, na noite de quinta-feira (17).

João Carlos Gomes comemora abertura de Medicina na Unicentro
Publicidade
COM ASSESSORIAS - O ex-secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Carlos Gomes, esteve presente ao lado da governadora Cida Borghetti (PP) na cerimônia que marcou a assinatura do decreto de criação do curso de Medicina na Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), em Guarapuava, durante a noite de quinta-feira (17). A solenidade também formalizou a posse do professor Décio Sperancio à frente da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti).

O curso de medicina tem o início das atividades previsto para 2019. Ofertando 40 vagas, as aulas acontecerão em turno integral, com carga horário de 7,5 mil horas e no mesmo campus (Cedeteg) onde já são ofertados outros cursos da área da Saúde, como Enfermagem, Farmácia e Nutrição, por exemplo.

Os estudos para a implantação de Medicina na Unicentro tiveram início ainda em 2014, durante a gestão de João Carlos Gomes frente à Seti. O ex-secretário explica que, como o município de Guarapuava estava apto a receber um Hospital Regional, as tratativas para a criação do curso de Medicina acabaram avançando, resultando no anúncio feito durante a cerimônia. “Foi um trabalho de quase quatro anos para que o curso se concretizasse. Era uma demanda muito grande e importante dos prefeitos e vereadores, não só de Guarapuava, mas de todos os municípios da região”, destaca Gomes.

De acordo com o ex-secretário, a importância de Guarapuava como um polo regional de Saúde também ajudou nas tratativas. “A criação de um hospital-escola no município, nos moldes de outros hospitais regionais, auxilia muito no processo[de implantação do curso]. O objetivo do Governo do Estado é regionalizar a estrutura da Saúde, de modo que a população não precise se deslocar até a capital ou regiões metropolitanas para receber atendimento. Com o apoio das nossas universidades e o trabalho realizado durante nossa gestão na Seti, o Paraná vai avançando neste sentido”, afirma.

Além dos atendimentos na Saúde, Gomes também destacou a importância do curso para o crescimento da universidade. “A Unicentro se consolida entre as grandes universidades do Brasil com a implantação do curso de Medicina. Já são quase 5 mil médicos formados nas nossas universidades estaduais e que estão espalhados pelo país salvando vidas e auxiliando pessoas em situação de enfermidade”, conta.

Anualmente, são 240 vagas de Medicina abertas nas Universidades Estaduais de Londrina (UEL), Maringá (UEM), de Ponta Grossa (UEPG) e Cascavel (Unioeste), com novas 40 vagas abertas a partir do próximo ano na Unicentro, a quinta universidade estadual a ofertar o curso. Atualmente a instituição oferece 67 cursos de graduação, presenciais e a distância, 16 cursos de mestrado e cinco de doutorado. No total, são mais de 11 mil alunos matriculados. Entre 2011 e 2017 foram criados 11 cursos na Unicentro.

Posse de Sperandio

Além do anúncio do curso de Medicina, a solenidade em Guarapuava marcou a posse do professor da UEM, Décio Sperandio, como novo secretário do Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior - cargo ocupado por João Carlos Gomes até o mês de abril. Sperandio era diretor da pasta durante o mandato de Gomes.

Ao assumir a secretaria, Sperandio afirmou que continuará desenvolvendo programas e projetos para manter a qualidade do ensino superior e da área de Tecnologia e Inovação do Paraná. “Vamos dar continuidade aos programas, projetos e ações porque são instrumentos para nós viabilizarmos as políticas públicas. Nós temos mais de 100 mil alunos no nosso sistema, 377 cursos de graduação, 83 cursos de doutorado e 180 cursos de mestrado. Faremos a manutenção deste sistema e a implementação de futuros programas”, afirmou o novo secretário.

Compartilhe:

Leia também

Prefeitura publica adendo à Chamada Pública nº 7/2025 sobre jornada de serviços médicos
Publicidade

Mais Lidas

Genro e sogro são presos por matarem ex-namorado da filha no Paraná

Nova sede do CAPS “Vovó Tonica” é entregue à população

Prefeitura de Castro divulga inscrições homologadas e locais de prova do concurso público

Agência do Trabalhador oferece vagas para trabalho em escolas municipais

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia
João Carlos Gomes comemora abertura de Medicina na Unicentro | Correio dos Campos