Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Cultura & Eventos

Imagem peregrina volta a Ponta Grossa esse ano

Nossa Senhora Aparecida ficará três dias no Santuário

Imagem peregrina volta a Ponta Grossa esse ano
A imagem peregrina retorna a Ponta Grossa, depois da ausência ano passado. (Foto: Divulgação)
Publicidade
COM ASSESSORIAS - Depois de ficar sem passar pela Diocese de Ponta Grossa em 2020, a imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida visitará a cidade entre os dias 4, 5 e 6 deste mês. Cópia fiel da original que está no Santuário Nacional, a imagem será recepcionada, às 18 horas, de sexta-feira (4), na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Castro, de onde sairá em direção a Ponta Grossa. A missa de acolhida no Santuário Diocesano de Nossa Senhora Aparecida, na Paróquia São Sebastião, acontecerá às 20 horas. Esse ano, não haverá carreata e, no sábado, não haverá a tradicional procissão. Toda a programação será realizada dentro da igreja, obedecendo todos os protocolos de segurança.

"A imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida retorna a Ponta Grossa para comemorar o oitavo ano do decreto do Santuário. Desde que ela começou vim, no ano das comemorações dos 50 anos da Rádio Sant'Ana, ela não deixou de vir mais. Todo o santo ano, essa época, ela comparece à cidade. Apenas ano passado, devido estar tudo fechado, que ela não compareceu", explica padre Sandro Maciel Ferreira, reitor do Santuário e pároco da Paróquia São Sebastião. Da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, de Castro, será trazida a relíquia de São João Paulo II, que acompanhará a peregrinação da imagem da santa padroeira do Brasil, nos três dias. Ficarão expostas juntas o tempo todo.

A imagem de Nossa Senhora Aparecida roda o Brasil todo. A santa começou sua peregrinação anual por Ponta Grossa em 2011. Esse é o nono ano da visita, já que, em 2020, ela precisou ser suspensa devido a pandemia. De acordo com o coordenador da Pastoral da Comunicação da paróquia/santuário, Toniel Basso, o diferente este ano é a volta da participação do povo, com a igreja aberta o dia todo para visita, oração e momentos de devoção. Além da exposição da relíquia de São João Paulo II. "Os preparativos estão todos encaminhados. Respeitando o distanciamento, as missas foram agendadas a mais para que, devido ao número limitado, possamos atender a todos os fieis", informa o coordenador, lembrando que toda a programação terá transmissão pela página do santuário no Facebook. A igreja tem espaço para 180 pessoas.

A expectativa, segundo Basso, é que venha um número expressivo de devotos, não só de Ponta Grossa, mas de toda a região. "Anunciamos nos 17 municípios da Diocese, mandando cartazes e impulsionado anúncio no Facebook. A vinda da imagem peregrina representa uma bênção, uma graça. Sendo santuário, aqui se tem o mesmo valor para quem quer pagar uma promessa. Pode ir lá (na Basílica de Aparecida) ou vir aqui. Temos a mesma função. A vinda da imagem peregrina consolida a importância do santuário para Ponta Grossa", acrescenta. A visita, na mesma data, tem a intenção de tornar a peregrinação algo constante e que sirva de referência para o santuário.

Programação

No sábado (5), às 8 horas, será rezado o Santo Terço com as mulheres; às 10 horas, acontecerá Santa Missa com as crianças e adolescentes da Catequese; às 15 horas, Santa Missa e benção dos doentes e idosos - quem quiser pode trazer remédios, fotos, objetos e roupas dos enfermos – às 19 horas, Santa Missa com a meditação das Sete Dores da Virgem Maria.

Domingo, 7 horas, haverá missa. Às 8 horas, Santo Terço com os homens; às 10 horas, Santa Missa; às 15 horas, Santa Missa com consagração das famílias e, às 19 horas, Santa Missa de encerramento. A partir das11 horas, começa a entrega do kit churrasco. Os convites estão à venda na secretaria e podem ser adquiridos a R$ 60, inclusive no domingo, dependendo, claro, da disponibilidade. O kit é composto por alcatra, porção de maionese e de linguiça. No final de semana, serão oferecidos café cremoso, pastel, bolo, quentão, cachorro quente e haverá venda de flores.

Compartilhe:

Leia também

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026
Publicidade

Mais Lidas

Genro e sogro são presos por matarem ex-namorado da filha no Paraná

Nova sede do CAPS “Vovó Tonica” é entregue à população

Prefeitura de Castro divulga inscrições homologadas e locais de prova do concurso público

Agência do Trabalhador oferece vagas para trabalho em escolas municipais

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia