Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Geral

Idosos recebem afeto de alunos da Escola Zilá Bernadete Bach

Idosos recebem afeto de alunos da Escola Zilá Bernadete Bach
Publicidade
Realizar aulas-passeio é uma atividade bastante praticada nas Escolas Municipais e nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) de Ponta Grossa. Desta vez, porém, havia uma missão a mais na visita dos alunos da Escola Zilá Bernadete Bach aos usuários do Departamento do Idoso, da Fundação Proamor: levar afeto aos idosos que frequentam a instituição.

No encontro entre gerações organizado pelas professoras, o roteiro contemplava a troca de experiências, histórias e ideias entre as crianças e os idosos, além de uma caminhada e um café da manhã. O objetivo da atividade era coletar informações para serem discutidas em sala de aula e, posteriormente, alimentar o blog mantido pelos estudantes.

A atividade foi desenvolvida dentro do projeto Linha do Tempo – 25 vidas e uma história, das professoras Rosilda Rocha e Regiane Pedroso com os alunos da quinta série. No projeto, são realizadas conversas com os alunos sobre diversas situações do cotidiano, com o principal objetivo de ampliar os horizontes das crianças. “Além dessas conversas, eles criam textos analisando o cotidiano e fazemos publicações em nosso blog”, conta a professora Rosilda. A ideia do encontro surgiu em uma dessas conversas. “Eles nos mostraram que há bastante preconceito em nossa sociedade em relação aos idosos”, relata.

Desta forma, cada aluno “adotou” um idoso durante a atividade. Ana Lopes, 69, foi a companhia de Michel Espikaliski, 10 anos. “Isso tudo é importante para eles verem que hoje é tudo mais moderno, e saberem que antes era tudo muito difícil. O acesso à escola era muito complicado. Eu ia somente uma ou duas vezes por semana, tinha que caminhar oito quilômetros, tinha fome e às vezes dormia de cansaço. Hoje eles têm tudo, transporte, uniforme, merenda. É bom para eles valorizarem”, conta ela.

Para o menino Michel, o aprendizado será levado para a vida. “Tudo isso é interessante, pra sabermos como era antes e como é agora. Vou contar para os meus filhos quando crescer, e ser uma pessoa melhor”, diz o aluno.

Blog

Parte dos relatos criados pelos alunos é colocada na Linha do Tempo da turma, mostrando a evolução do ano e ajudando-os a compreender o mundo à sua volta. Parte dessas atividades é publicada no blog da escola, que foi criado com o apoio do Projeto Vamos Ler, do portal de notícias A Rede – projeto que também é um grande gerador de temas para o grupo. O blog pode ser acompanhado pelo endereço http://escolazilabach.blogspot.com.br

Compartilhe:

Leia também

Prefeitura publica adendo à Chamada Pública nº 7/2025 sobre jornada de serviços médicos
Publicidade

Mais Lidas

Nova sede do CAPS “Vovó Tonica” é entregue à população

Prefeitura de Castro divulga inscrições homologadas e locais de prova do concurso público

Agência do Trabalhador oferece vagas para trabalho em escolas municipais

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026

Genro e sogro são presos por matarem ex-namorado da filha no Paraná

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia