Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Geral

ICA realiza topografia e demarcações no Aeroporto Sant’Ana

Ações são necessárias para que o avião do Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV) homologue o PAPI e IFR

ICA realiza topografia e demarcações no Aeroporto Sant’Ana
(Divulgação/PMPG)
Publicidade
IMPRENSA/Ponta Grossa - Nesta quinta-feira (18), representantes da área de cartologia da Instrução de Comando da Aeronáutica (ICA) realizaram atividades no Aeroporto Sant'Ana para dar continuidade no processo final de oficialização do PAPI e IFR. Os responsáveis fizeram a topografia do aeródromo e as demarcações necessárias para que o avião do Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV) faça a aferição e certificação dos instrumentos junto à Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

De acordo com o superintendente do aeroporto, Victor Oliveira, a expectativa é que ainda no próximo mês os equipamentos estejam funcionando. "O GEIV faz parte do processo de homologação junto ao Instituto de Cartografia Aeronáutica, órgão que realizou as medições em nosso aeroporto e que tem como próximo passo a vinda do avião especial que realiza as medições. Com essa certificação, as condições de pousos e decolagens serão ampliadas, evitando alternâncias e possibilitando o aumento no leque de destinos e de voos", explicou.

O Indicador de Percurso de Aproximação de Precisão (PAPI) é um sistema de auxílio luminoso que auxilia a navegação aérea, fornecendo informações de orientação para ajudar um piloto a adquirir e manter a aproximação correta em relação à rampa de inclinação durante a aproximação final da pista. Já o chamado voo por instrumento (IFR), o piloto se baseia em computadores de bordo da própria aeronave e que permite a comunicação com receptores e emissores encontrados no solo ou em satélites que orientam os aviões.

Para o secretário de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional, pasta em que o Aeroporto Sant'Ana está vinculado, a homologação dos equipamentos dará início para uma nova fase do aeródromo. "No início deste mês o governador Ratinho Jr e o prefeito Marcelo Rangel participaram de tratativas em Brasília sobre a ampliação e modernização do Aeroporto Sant'Ana, e entregaram também o projeto e o plano de trabalho para execução das obras estimadas em R$ 35 milhões", informou. A previsão é que assim que liberado os recursos, sejam realizadas melhorias no terminal de passageiros, estacionamento de veículos, taxiway, pátio e área de giro das aeronaves.

Compartilhe:

Leia também

Prefeitura publica adendo à Chamada Pública nº 7/2025 sobre jornada de serviços médicos
Publicidade

Mais Lidas

Genro e sogro são presos por matarem ex-namorado da filha no Paraná

Nova sede do CAPS “Vovó Tonica” é entregue à população

Prefeitura de Castro divulga inscrições homologadas e locais de prova do concurso público

Agência do Trabalhador oferece vagas para trabalho em escolas municipais

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia