Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Política

Hussein Bakri destaca protagonismo do Paraná em zerar IPVA de carros elétricos

Proposta do Governador Ratinho Junior foi aprovada por unanimidade pela Assembleia Legislativa nesta terça-feira

Hussein Bakri destaca protagonismo do Paraná em zerar IPVA de carros elétricos
(Divulgação/Dálie Felberg/Alep)
Publicidade
COM ASSESSORIAS - Por unanimidade, a Assembleia Legislativa do Paraná aprovou, nesta terça-feira (1º), o projeto de lei do Governador Ratinho Junior (PSD) que zera o Imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores (IPVA) na compra de veículos elétricos. Hoje, a alíquota cobrada é de 3,5%. A isenção irá vigorar até 31 de dezembro de 2022.

“Essa é uma tendência mundial, e o Governo do Paraná sai na frente ao incentivar e fortalecer o uso dos carros elétricos. Com a isenção do IPVA, as pessoas vão procurar um veículo de transporte que preserve o meio ambiente, garantindo melhor qualidade de vida a toda a população. Sem contar o fato de os carros elétricos serem mais eficientes, consumirem menos. É importante que nós fiquemos cada vez menos dependentes do combustível normal, que é mais poluente e mais caro”, afirmou o deputado Hussein Bakri (PSD), que é Líder do Governo na Assembleia. Um carro elétrico demanda 40% a menos de manutenção e consegue rodar 300 quilômetros com R$ 40.

De acordo com o projeto aprovado pelo Legislativo, os carros elétricos passarão a integrar uma lista de isentos que já inclui veículos de propriedade da União, estados e municípios, autarquias e fundações mantidas pelo poder público, instituições de educação e de assistência social, partidos políticos, entidades sindicais de trabalhadores e templos de qualquer culto.

Tendência global

Atualmente, o Paraná tem apenas 275 veículos elétricos, o que representa 0,003% da frota majoritariamente movida a combustíveis fósseis. Mas, seguindo uma tendência mundial, o estado vem adotando políticas de incentivo, ao buscar a ampliação do Programa Smart Energy (vinculado ao Tecpar); parcerias com o setor privado – com a Renault, por exemplo, que produz o veículo elétrico Twizy –; e o fortalecimento da eletrovia da Copel, que corta o Paraná de Leste a Oeste via BR-277.

A própria Copel garante que a energia não será um gargalo para esse desenvolvimento sustentável. A empresa se prepara para atender um incremento de até 700% no consumo, concentrando recursos para se tornar protagonista dessa onda com a sua capacidade elétrica instalada.

Atualmente, as estações existentes no Paraná são todas de recarga rápida (entre meia hora e uma hora), e a cada carga os veículos elétricos ganham autonomia para rodar de 150 a 300 quilômetros. São 18 eletropostos nas cidades – 13 em Curitiba, 2 em Maringá, e 1 em Londrina, Foz do Iguaçu e Cascavel –, além de 12 na BR-277 (eletrovia).

Compartilhe:

Leia também

Aliel Machado viabiliza novo acelerador linear e consolida a Santa Casa como referência no combate ao câncerRecurso federal, referente à primeira parcela, garante a aquisição de equipamento de última geração para o tratamento do câncer em Ponta Grossa e nos Campos Gerais. Obra do bunker avança com apoio da Itaipu Binacional
Publicidade

Mais Lidas

Capal abre 300 vagas de trabalho temporário para safristas em seis cidades do PR e SP

Paraná inicia 2026 com chuvas e pode ter tempestades localizadas; veja previsão do tempo

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026

Abertas as inscrições para o PSS da Educação em Tibagi

UBS do Centro terá horário especial de vacinação no sábado (13)

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia