Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Saúde

HGU inicia a vacinação dos profissionais da linha de frente

Neste momento, serão 387 doses aplicadas em colaboradores, médicos e terceirizados que atuam diretamente no atendimento à Covid-19

HGU inicia a vacinação dos profissionais da linha de frente
(Foto: Divulgação/PMPG)
Publicidade
COM ASSESSORIAS - O final da tarde da quarta-feira (20) foi marcado pelo início da vacinação contra a Covid-19 nos profissionais de saúde do Hospital Geral Unimed.

Para atender à priorização às equipes que atuam na linha de frente no atendimento à Covid-19, o hospital recebeu 387 doses da CoronaVac, aprovada para uso emergencial pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Na aplicação simbólica, que abriu o cronograma de vacinação na instituição, os primeiros a receber as doses foram dois médicos, quatro profissionais de enfermagem, um colaborador do laboratório, que realiza as coletas de exame PCR-RT, e uma colaboradora da higienização. Todos atuam diretamente na unidade e na UTI exclusivas para atendimento à Covid.

“Esses primeiros profissionais foram escolhidos de forma simbólica, para que cada um deles represente cada profissional do cuidado que é prestado aos pacientes no atendimento à Covid. Uma forma de reconhecer e realmente agradecer por todos esses meses de pandemia que os profissionais atuaram à frente no atendimento aos pacientes. Sem essas equipes, o HGU não seria a referência que é hoje”, comentou Eduardo Bacila, presidente da Unimed Ponta Grossa.

Há 15 anos trabalhando como enfermeira no HGU, Tânia Cardoso contou que não conseguiu conter as lágrimas quando soube que seria uma das primeiras a ser imunizada. “Não foram meses fáceis, foi uma rotina muito pesada. Um vírus desconhecido, tudo mudando, ninguém sabia o que ia acontecer. Nós estamos numa fase complicada da pandemia, fazendo tudo que é possível para poder suprir todas as necessidades e não deixar faltar nada para os pacientes. Passar por tudo isso e chegar até aqui, e agora ser vacinada, é gratificante e poder se proteger vai nos ajudar a continuar essa batalha, ainda temos um longo período pela frente”.

Para Thomas D’haese, médico coordenador da unidade Covid do HGU, que também recebeu a vacina ontem, relata que receber a vacina deu a sensação de esperança. “É o início do fim. Estamos começando a sair de dentro do buraco. A vacina é a única forma de nos livrarmos dessa doença de maneira efetiva, para controlar a doença e o número de casos. Temos muito caminho pela frente até conseguirmos imunizar boa parcela da população. Infelizmente, ainda teremos muitos casos. estamos vivendo uma segunda onda, tão pesada quanto a primeira. Mas [a vacinação] começou, é uma luz no fim do túnel”.

No HGU, as aplicações devem se estender até domingo, em uma logística interna montada pela equipe de imunização da cooperativa para que todos os profissionais contemplados nesse grupo prioritário possam receber a vacina e também para que se mantenha o cumprimento dos protocolos de cuidado e distanciamento social.

Desde março, 445 pacientes já receberam atendimento na unidade Covid do HGU, sendo destes, 283 casos confirmados. De acordo com o último boletim divulgado pela instituição ontem (20), a ala exclusiva do hospital para Covid conta com 18 pacientes internados na enfermaria e 11 na unidade de terapia intensiva.

Compartilhe:

Leia também

Prefeitura inicia aplicação de medicamento para prevenir bronquiolite e pneumonia em bebêsNirsevimabe, anticorpo monoclonal, será aplicado em bebês prematuros - nascidos pelo SUS - entre setembro de 2025 e janeiro de 2026

Mais Lidas

Carreta do Programa “Agora Tem Especialidades” do Ministério da Saúde atende mulheres até 8 de março em Telêmaco Borba

Motorista bêbado invade inauguração de loja no Paraná, atropela quatro pessoas e mata uma

Trote Solidário arrecada quase 2 toneladas de alimentos e produtos de higiene e limpeza

Prefeitura apresenta programação para a Semana da Mulher

Abertas as inscrições para Concurso Público da Prefeitura de Tibagi

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia