Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Saúde

HGU conquista, pela segunda vez, manutenção da acreditação hospitalar

Recomendação da Organização Nacional de Acreditação (ONA) para manter a certificação nível II – pleno também se estende ao Laboratório Unimed

HGU conquista, pela segunda vez, manutenção da acreditação hospitalar
(Foto: Divulgação)
Publicidade
COM ASSESSORIAS - O Hospital Geral Unimed (HGU) e o Laboratório Unimed foram, novamente, recomendados para a manutenção da acreditação hospitalar nível II pela Organização Nacional de Acreditação (ONA).

É a segunda vez que as instituições mantêm a certificação, após passar pela auditoria periódica do Instituto de Planejamento e Pesquisa para a Acreditação de Saúde (IPASS).

Durante a visita dos auditores, foram checados critérios de qualidade em internações, unidades de terapia intensiva, distribuição de materiais, contratos, unidade de Pronto Atendimento, comitês, comissões, serviços terceirizados e próprios.

“Vemos a certificação isso como de suma importância para nossos serviços próprios, uma vez que nos permite identificar necessidades e planejar melhoria nos processos. A certificação nos garante, especialmente, entregar uma medicina padronizada e de qualidade para os nossos beneficiários”, ressalta Eduardo Bacila de Sousa, presidente da Unimed Ponta Grossa.

O HGU e o Laboratório Unimed conquistaram a acreditação nível II em 2019 e, em maio de 2020, receberam a primeira indicação para a manutenção da certificação.

Pontos de destaque

De acordo com o relatório emitido pelo IPASS após a auditoria, além das oportunidades de melhoria, o documento também traz alguns pontos de destaque, entre eles:

Como funciona a acreditação hospitalar pela ONA

Para certificar uma instituição, a ONA conta com padrões e exigências, reconhecidos internacionalmente, que visam promover qualidade e segurança na assistência e prestação de serviços de saúde.

A adesão ao processo de acreditação é voluntária, já que a ONA não tem caráter de fiscalização e não é prescritiva. O certificado é válido por dois anos e, durante este período, são feitas as avaliações de manutenção de seis a oito meses.

Existem três níveis de acreditação: Nível 1 – Acreditado, para instituições que atendem os critérios de segurança do paciente; nível 2 – Pleno, para instituições que também apresenta gestão fluida e comunicação entre as atividades; e nível 3 – Excelência, para instituições com cultura organizacional de melhoria contínua.

O HGU foi acreditado ONA nível I em 2012, tendo sido o primeiro hospital do Sistema Unimed no Paraná a conquistar a certificação e, até o momento, é o único de Ponta Grossa e região a contar com acreditação. O intuito do hospital com esses avanços nos degraus de acreditação é reforçar a filosofia do jeito de cuidar Unimed, alinhado com a preservação da segurança do paciente e do atendimento humanizado.

Compartilhe:

Leia também

Matriciamento aborda novos protocolos de saúde
Publicidade

Mais Lidas

Genro e sogro são presos por matarem ex-namorado da filha no Paraná

Nova sede do CAPS “Vovó Tonica” é entregue à população

Prefeitura de Castro divulga inscrições homologadas e locais de prova do concurso público

Agência do Trabalhador oferece vagas para trabalho em escolas municipais

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia