Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Segurança

Governo do Paraná transfere custódia de presos em delegacias da Polícia Civil para o Depen

Com decreto, assinado nesta quarta-feira (15), Departamento Penitenciário passa a ser responsável por gerenciar a permanência dos detentos em todas as unidades prisionais.

Governo do Paraná transfere custódia de presos em delegacias da Polícia Civil para o Depen
Publicidade


O Governo do Paraná transferiu a custódia de presos que estão em delegacias do estado da Polícia Civil para o Departamento Penitenciário do Paraná (Depen), liberando assim os policiais para outras atividades.

A transferência de gestão dos detentos em delegacias e cadeias públicas foi oficializada, nesta quarta-feira (15), em um decreto assinado pelo governador Ratinho Junior (PSD).

A gestão sobre os presos de todas as unidades prisionais do estado passa a ser exclusividade do Depen. Segundo o governo, a decisão integra a última etapa de uma mudança no sistema penitenciário do estado, que começou em 2019.

Com isso, de acordo com a decisão, os policiais podem se dedicar a outros serviços primordiais, de investigação e resolução de inquéritos criminais.

"A gente passa, agora, a ter toda essa corporação que é muito técnica, muito bem treinada, que tem uma qualidade fantástica, e passa agora a colaborar com as investigações", comentou o governador.

Conforme o governo do estado, a mudança permitiu o fechamento de 73 carceragens e liberou 4 mil policiais civis da tarefa de cuidar de presos.

A Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp) estima que cerca de 3,2 mil agentes que antes estavam deslocados de função, serão incorporados aos trabalhos da Polícia Civil.


Superlotação e fugas

Segundo a Sesp, Curitiba não possui nenhuma cadeia pública superlotada mas, em algumas cidades do interior do Paraná, a transferência da custódia de presos da Polícia Civil para o Depen ainda não resolve o problema de cadeias com mais detentos do que a capacidade.




Em Arapongas, no norte, moradores conviveram com uma fuga recente, no começo do mês, depois que 27 presos escaparam, após serrarem o solário e pularem o muro.

Até esta quarta-feira, 15 foram deles foram recapturados. Depois da fuga, 30 detentos foram transferidos, e a previsão do estado é de que outras 100 transferências ocorram nos próximos 30 dias.




Atualmente, a carceragem da cadeia de Arapongas tem mais presos do que a capacidade: o local pode abrigar 140 pessoas, mas possui 235.

Em Cianorte, no noroeste, presos tentaram fugir da delegacia no mês passado, mas não conseguiram. Depois disso, 58 aprisionados foram transferidos, mas a cadeia continua superlotada. Atualmente o local abriga 210 pessoas, mas tem capacidade de 72.

O problema também é identificado em Guarapuava, na região central, onde a cadeia pública está com quase o dobro de presos que deveria abrigar: a capacidade é para 166 presos, mas o local abriga 317.

No município de Cascavel, 20 detentos foram transferidos nesta quarta-feira. mas o espaço, feito para receber 56 pessoas ainda está com 188.

O Depen afirmou que o problema da superlotação deve diminuir com a construção e conclusão de novos presídios no estado. De acordo com o governo, a gestão entregou 4 unidades e pretende concluir outras 5 ainda neste ano.

"Para que a gente possa ter cada vez mais tranquilidade para a população e não ter cadeias lotadas perto das casas das pessoas", comentou Ratinho Junior.

Fonte: G1

Compartilhe:

Leia também

Homem morre após ser atropelado por diversos veículos em ponto sem iluminação de trecho urbano da BR-376 no PR, diz PRFAcidente aconteceu de noite de ainda deixou motociclista com ferimentos graves. Polícia está investigando o caso e tentando identificar todos os veículos envolvidos. g1 questionou concessionária CCR PRVias se há melhorias previstas no trecho e aguarda resposta.
Publicidade

Mais Lidas

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026

Agência do Trabalhador oferece vagas para trabalho em escolas municipais

Prefeitura de Castro divulga inscrições homologadas e locais de prova do concurso público

Nova sede do CAPS “Vovó Tonica” é entregue à população

Genro e sogro são presos por matarem ex-namorado da filha no Paraná

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia