Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Geral

Funções do Qualicis pautam reunião no Consórcio

Funções do Qualicis pautam reunião no Consórcio
(Foto: Divulgação)
Publicidade
COM ASSESSORIAS - A preparação para implementar o Programa de Qualificação dos Consórcios Intermunicipais de Saúde (Qualicis) do Governo do Estado vem movimentando a região. Equipe do Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Campos Gerais (CimSaúde) realizou reunião para abordar as quatro funções do Ambulatório de Especialidades durante o Programa. A assistencial, a supervisional, a educacional e a linha de pesquisa devem fazer parte das próximas atividades do Consórcio. “Estamos em fase de preparo do processo licitatória para contratação de equipe para atender a 3ª Regional de Saúde. E na 21ª assinamos o convênio nesta semana para as próximas tratativas”, conta a diretora, Pâmella Costa.

A primeira etapa será focada mais na função assistencial que envolve os cuidados com os pacientes. “Devemos ter um olhar multiprofissional em todos os atendimentos”, explica Pâmella. A organização no formato de atenção contínua, e a avaliação clínica por toda a equipe deve constar no Plano de Cuidados de cada usuário.

Com foco na estabilização clínica dos pacientes, as Unidades Básicas de Saúde (UBS), bem como o Atendimento Ambulatorial Especializado (AAE) devem caminhar em conjunto. “O paciente que necessitar dos especialistas é encaminhado ao Consórcio. Mas tão logo alcance a estabilização retorna para a Atenção Básica, sempre com a garantia do suporte do Consórcio”, garante a diretora.

Para que esta ação seja efetiva, a AAE deve realizar regularmente, junto às equipes da Atenção Primária, atividades para o fortalecimento da capacidade de autocuidado do usuário, como oficinas em saúde, avaliação motivacional, entre outros. A comunicação constante também deve ter prioridade entre Unidades e Ambulatório.

Estabelecida a função assistencial, o CimSaúde deve abordar as demais funções do Qualicis. A de supervisão prevê a utilização de metodologias de monitoramento do cuidado, com estratificação de risco, plano de cuidados, acompanhamento e elaboração do Auto Cuidado Apoiado à população de alto risco. Já a educacional envolve a qualificação dos atores.

Conforme a diretora do Consórcio de Saúde dos Campos Gerais, a função pesquisa deve ser estabelecida assim que as equipes tenham evidências sobre o ‘novo’ manejo de pacientes. “Mediremos o impacto na estabilização clínica de pacientes com condições crônicas, e os indicadores por meio da análise dos registros”, finaliza.

Compartilhe:

Leia também

Prefeitura publica adendo à Chamada Pública nº 7/2025 sobre jornada de serviços médicos
Publicidade

Mais Lidas

Genro e sogro são presos por matarem ex-namorado da filha no Paraná

Nova sede do CAPS “Vovó Tonica” é entregue à população

Prefeitura de Castro divulga inscrições homologadas e locais de prova do concurso público

Agência do Trabalhador oferece vagas para trabalho em escolas municipais

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia
Funções do Qualicis pautam reunião no Consórcio | Correio dos Campos