Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Geral

Freis Missionários completam 45 anos na Diocese

Para marcar a data, reflexões sobre a vida de São Francisco

Freis Missionários completam 45 anos na Diocese
Os frades missionários têm sua sede em Ponta Grossa, há 45 anos. Foto: Acervo da Congregação
Publicidade
COM ASSESSORIAS - Os freis menores missionários completam em agosto 45 anos de presença na Diocese de Ponta Grossa. São duas paróquias, a São Pedro Apóstolo, no Sabará, e a São Francisco de Assis, no Borato; sete padres e seis estudantes, em dois conventos. O aspecto mais relevante da congregação é a missionalidade, seja saindo em missão Brasil a fora, seja na ajuda aos leigos na visita das famílias. “Nessa missão que é tão exigente, de evangelização, segundo o que a Diocese propõe e de acordo com o que intuímos e percebemos quanto às necessidades da paróquia”, acrescenta o pároco da São Pedro Apóstolo, frei João Carlos Mello Cavalheiro.

Frei João Carlos lembra que agir como missionário é o cerne da Igreja Católica. “A congregação é representada por cada frade que trabalha e assessora a comunidade, movimentos e pastorais. Estão sempre na atitude de generosidade e disponibilidade para servir as pessoas”, enfatiza, contando que a sede da congregação fica em Ponta Grossa. A comemoração dos 45 anos na Diocese iniciou já há dois anos, com trabalho de reflexão sobre a regra de São Francisco, o seu testamento, e, as constituições dos Frades Menores, citou frei João Carlos. “Para completar o jubileu de 50 anos haverá ainda toda uma espiritualidade em cima do que foi São Francisco. É um tempo intenso de formação e concentração”.

No último dia 15, os freis celebraram a padroeira da Congregação, Nossa Senhora da Assunção. Além da festa do padroeiro São Pedro Apóstolo, quando são realizados o tríduo e evangelização com visita às casas e ao comércio, uma vez por ano acontece o Cerco de Jericó e o ‘Motocasso’, que, em 2018, ocorreu em julho, com saída da igreja matriz de Carambeí, Paróquia Imaculada Conceição, e chegada na São Pedro Apóstolo, com bênção dos motociclistas, celebração da Santa Eucaristia, distribuição de brindes e lanche. “É um evento que nasceu em Toledo. Aconteceu por três edições lá e veio para cá. Busca a conscientização dos motociclistas, levando em conta o valor da pessoa humana e o respeito no trânsito”, explica o frei. Mais de 100 motociclistas participaram este ano. Em 2019, o Motocasso está programado para maio, mês do trânsito, completa.

Para outubro, a Paróquia São Pedro está organizando a Maratona Franciscana, com saída da igreja matriz da em direção a Comunidade Santa Edwiges, na Paróquia São Francisco. “Terá corrida, corrida de bicicleta e caminhada. Ainda estamos definindo as atividades, na verdade”. Também em outubro, dia 6, ocorre visita à Comunidade Santa Luzia, em uma concentração de todos os paroquianos na ida às casas. A previsão é de que 80 missionários participem.

Preocupados com a questão ambiental, os freis iniciam, no próximo sábado (25), a coleta de óleo de cozinha usado. Os recipientes serão recebidos na secretaria da Paróquia São Pedro Apóstolo, sempre aos sábados, reunidos e recolhidos por uma fábrica de farinha de carne, de Telêmaco Borba. “Os avisos nas missas e celebrações já começaram e os fieis estão sendo orientados a trazerem o óleo em frascos apropriados. É uma atitude de extrema importância para o meio ambiente. É preciso criar essa consciência de respeito à natureza”, avalia frei João Carlos. A empresa destinará à paróquia R$ 0,50 a cada litro recolhido.

Compartilhe:

Leia também

Prefeitura publica adendo à Chamada Pública nº 7/2025 sobre jornada de serviços médicos
Publicidade

Mais Lidas

Genro e sogro são presos por matarem ex-namorado da filha no Paraná

Nova sede do CAPS “Vovó Tonica” é entregue à população

Prefeitura de Castro divulga inscrições homologadas e locais de prova do concurso público

Agência do Trabalhador oferece vagas para trabalho em escolas municipais

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia