Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Cultura & Eventos

Formação na Igrejinha de Uvaranas encerra encontros em PG

Formação na Igrejinha de Uvaranas encerra encontros em PG
(Foto: Divulgação)
Publicidade
COM ASSESSORIAS - Ao encerrar a série de formações nos quatro Setores que compõem a cidade-sede da Diocese, padre Joel Nalepa faz um balanço positivo. "O número de participantes ficou dentro do que foi planejado com as paróquias. Viriam representantes que fariam o repasse para as demais lideranças. Mas, é preciso entender que se há a possibilidade de vir de seis a dez, porque não vir dez? Normalmente, vem seis. O mínimo não pode ser a referência sempre. Esperamos que, daqui para a frente, as paróquias coloquem em prática, que atinja as lideranças, que chegue a todas as comunidades, para que esse conteúdo não fique somente com esse grupo, mas se multiplique, o que é a finalidade dessa formação", afirmou.

A última formação setorial em Ponta Grossa aconteceu na tarde de sábado (13), no salão paroquial da Igrejinha de Uvaranas, como é conhecida a Paróquia Imaculada Conceição, reunindo 40 conselheiros das cinco paróquias do Setor 3. Promovida pelo Conselho de Animação Diocesana da Ação Evangelizadora (Cadae), a formação foi conduzida pelo presidente do Conselho, padre Joel Nalepa, Edson Maschio, Irmã Romilda Martins Nascimento e pelos seminaristas Jean Júnior de Matos Chagas, Jefferson Sanchez, Jefferson de Lima e Vítor Zampier. Frei José Aparecido Tosta, pároco da Paróquia Bom Jesus, acompanhou toda a formação.

A equipe do Cadae e seminaristas se dividem para abordar cinco grandes temas: síntese do Sínodo, conselhos pastorais, assembleia diocesana, Jubileu 2025 e centenário da Diocese. Irmã Romilda iniciou falando que ser missionário faz parte da natureza cristã, é nossa função. "Temos que tecer laços entre nós e com os de fora", lembrava a religiosa. "A comunhão, a missão e a participação ajudam a interpretar o conceito de sinodalidade e nos fazem vivenciar o 'alargar a tenda'", dizia padre Joel, referindo-se ao Relatório do Sínodo, em especial aos capítulos 8 e 18, que são usados como recortes para as formações.

Ao falar sobre a receptividade que os encontros vêm tendo, padre Joel citou uma consulta feita, através dos grupos de referência, em que, entre aqueles que responderam, a maioria ficou muito satisfeita, gostou do conteúdo, achou interessante. "E já estão dando passos na paróquia. A minha paróquia, a Santa Teresinha, no Setor 2, já fez o repasse do conteúdo. Conseguiram reunir aproximadamente cem pessoas, das duas comunidades paroquiais para fazer esse repasse. E vendo as pessoas que participaram da formação fazendo o repasse do conteúdo fiquei muito satisfeito. Os seminaristas (que estavam na formação e estão na paróquia) observaram a mesma coisa: fidelidade na transmissão, clareza, estudo do material....Foi e está sendo gratificante", contou o pároco da Santa Teresinha, informando que os encontros na paróquia foram feitos em dois dias, em duas quintas-feiras. "Na próxima, queremos concluir esse repasse. Aquilo que eu escuto, aquilo que eu já vi, me deixa satisfeito quanto ao caminho que estamos fazendo. E lá (na paróquia), graças a Deus, conseguimos multiplicar. Dos sete que vieram à formação, chegou-se a quase 100. Percebe-se que houve uma multiplicação. Essa é a nossa intenção. É bom ver isso", destacou.

Para as demais paróquias, agora dos Setores do interior, a ideia é que se mantenha a mesma dinâmica. "Vamos fazer uma tarde toda, com esse mesmo conteúdo, mas, é claro que alguns assuntos são mais de interesse das comunidades do interior do que da cidade, mas, o conteúdo geral é o mesmo. Será apresentada essa mesma proposta para que toda a Diocese caminhe junto, tendo o mesmo conteúdo e a mesma formação", adiantou padre Joel.

Além do relatório apresentado na última assembleia no Vaticano a respeito do Sínodo, foi falado sobre os fundamentos dos conselhos pastorais - funcionamento, definição, estrutura e atribuições previstas no Regimento Interno das Paróquias - sobre o Plano Diocesano de Ação Evangelizadora, o Jubileu 2025 e o centenário da Diocese.

As próximas formações serão realizadas no dia 20 de abril, na Paróquia Perpétuo Socorro (Castro-Setor 5); 27 de abril, Paróquia Santo Antônio (Imbituva-Setor 6); dia 4 de maio, Paróquia São Miguel (Irati-Setor 7) e 18 de maio, Paróquia São José (Imbaú-Setor 8).

Compartilhe:

Leia também

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026
Publicidade

Mais Lidas

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026

Nova sede do CAPS “Vovó Tonica” é entregue à população

Prefeitura de Castro divulga inscrições homologadas e locais de prova do concurso público

Agência do Trabalhador oferece vagas para trabalho em escolas municipais

Genro e sogro são presos por matarem ex-namorado da filha no Paraná

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia