Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Segurança

Fomento Paraná dá dicas para evitar boletos falsos

Instituição orienta o cliente a ficar atento para não cair em eventuais tentativas de golpe por meio de boletos bancários falsos. Confira as orientações.

Fomento Paraná dá dicas para evitar boletos falsos
Fomento Paraná nova sede - Foto: Divulgação Fomento Paraná
Publicidade
O golpe do boleto falso vem se tornando cada vez mais comum no Brasil. Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), aumentou em 45% o número de golpes desse tipo durante a pandemia do novo coronavírus.

Por isso, a Fomento Paraná orienta seus clientes a ficarem atentos para não cair em eventuais tentativas de golpe por meio de boletos bancários falsos.

Confira AQUI dicas de segurança

Além dos detalhes fundamentais acima, a Fomento Paraná sugere dicas de segurança adicionais:
Mantenha o seu cadastro atualizado na Fomento Paraná.
Verifique o código de barras do boleto emitido. Os três primeiros números da sequência correspondem ao código do banco que emitiu o boleto. A  - Fomento Paraná só emite boletos pelo Banco do Brasil, código 001.
- Confira a fonte de emissão do boleto. Muitos golpistas enviam o boleto falso por e-mail, SMS ou WhatsApp sem você solicitar.  Utilize somente os canais oficiais da Fomento Paraná e por conexões de internet em redes protegidas.
- Mantenha programas de antivírus atualizados e faça varreduras periódicas nos computadores e smartphones utilizados.
- Não imprima os boletos. Muitas quadrilhas infectam computadores das vítimas com vírus capazes de adulterar os boletos. Estes vírus mudam os dados do documento, como o valor e a conta de destino na qual o dinheiro será depositado, e entra em ação quando se imprime o boleto. Para evitar ser vítima desse tipo de golpe, a recomendação é gerar um arquivo no formato PDF e pagá-lo diretamente.
- Prefira a leitura automática do código de barras. Em qualquer boleto, prefira sempre ler o código de barras pela câmera do celular ou no caixa eletrônico. Em geral, boletos com linha digitável adulterada não trazem código de barras compatível e forçam a vítima a digitar a sequência manualmente para completar o golpe. Um documento com barras ilegíveis, portanto, tem maiores chances de ser fraudulento.

Na dúvida, entre em contato com a Fomento Paraná, pelo site www.fomento.pr.gov.br, fone (41) 3200-5900 ou Whatsapp (41) 99938-9215.

Galeria de Imagens:

Leia também

Homem morre após ser atropelado por diversos veículos em ponto sem iluminação de trecho urbano da BR-376 no PR, diz PRFAcidente aconteceu de noite de ainda deixou motociclista com ferimentos graves. Polícia está investigando o caso e tentando identificar todos os veículos envolvidos. g1 questionou concessionária CCR PRVias se há melhorias previstas no trecho e aguarda resposta.
Publicidade

Mais Lidas

Genro e sogro são presos por matarem ex-namorado da filha no Paraná

Nova sede do CAPS “Vovó Tonica” é entregue à população

Prefeitura de Castro divulga inscrições homologadas e locais de prova do concurso público

Agência do Trabalhador oferece vagas para trabalho em escolas municipais

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia