Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Cultura & Eventos

Fomenta Ponta Grossa promove negócios entre órgãos públicos e pequenas empresas

Mais de 150 empresários e representantes de órgãos públicos participaram do evento

Fomenta Ponta Grossa promove negócios entre órgãos públicos e pequenas empresas
(Reprodução/Internet)
Publicidade
COM ASSESSORIAS - Micro e pequenas empresas da região dos Campos participaram nesta terça-feira (22), do Fomenta Ponta Grossa, evento realizado para estimular o desenvolvimento e inclusão dos pequenos negócios no mercado de compras públicas. Oficinas, palestras e rodadas de negócios, oportunizaram informações, aproximaram e promoveram novos negócios. O evento contou com a parceria do Sebrae/PR, Fecomércio PR, Faciap, Governo do Paraná, Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Estado do Paraná (Fopeme), Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) e Observatório Social de Ponta Grossa.

O empresário e advogado José Luiz Czelusniak, que representa uma empresa de autopeças e borracharia, de Palmeira, conta que o interesse pelo mercado de licitações surgiu ainda no curso de Direito. "Acredito que o órgão público pode ser um excelente cliente, pois tem capacidade de pagamento que outro cliente não tem. Nosso objetivo é entrar neste mercado e expandir nossa atuação em Palmeira", diz.

Dados apontam que somente no ano passado, em Ponta Grossa, órgãos como a Prefeitura e Câmara Municipal, autarquia Municipal de Trânsito, Fundação de Cultura, entre outros, compraram o equivalente a R$ 454 milhões através de licitações. No ano anterior, o montante foi de R$ 415 milhões.

Segundo a supervisora de Compras e Licitações da Prefeitura de Ponta Grossa, Eliane de Freitas, nos últimos anos é crescente a participação dos pequenos negócios nas licitações. "O empresário está mais atento aos detalhes do edital e às oportunidades exclusivas para as micro e pequenas empresas", comenta. Para ela, o Fomenta Ponta Grossa estreita ainda mais a relação entre os públicos-alvo do evento.

No período da manhã, o Procurador Federal da Advocacia Geral da União (AGU) e fundador do Portal L&C, Rafael Sérgio de Oliveira, mostrou os benefícios da relação comercial entre os órgãos públicos e os pequenos negócios. Ele também conduziu uma oficina para servidores públicos. A programação do evento contou ainda com uma palestra sobre crédito, com a apresentação dos canais, taxas e acesso, além da palestra "Vou empreender, e agora? ", com a consultora do Sebrae/PR, Mariana Carvalho.

Para o consultor do Sebrae/PR, Emerson Ribeiro Lourenço, é importante que os empresários conheçam e entendam os benefícios da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, analisem editais, participem de pregões presenciais, compreendam como funcionam os portais de compras e, ainda, as estratégias e argumentos na hora de disputar uma concorrência."Queremos promover o desenvolvimento socioeconômico dos municípios, pois ao vender localmente, o dinheiro fica na cidade, gerando mais emprego e renda", reforça.

Escritório físico

No Fomenta Ponta Grossa foi inaugurado o escritório físico de Compras, que tem a parceria da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (Acipg), a Prefeitura de Ponta Grossa e o Sebrae/PR. O escritório terá um espaço dentro da Acipg e vai orientar sobre todo o processo que envolve compras públicas, os benefícios da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa e emissão de alertas sobre licitações.

Compartilhe:

Leia também

Coro Cidade de Ponta Grossa abre vagas remanescentes para alunos bolsistas
Publicidade

Mais Lidas

Prefeitura de Ponta Grossa divulga editais para concurso público com vagas em diversas áreas

Ponta Grossa recebe novos equipamentos para ampliar oferta de cirurgias no SUS

Coro Cidade de Ponta Grossa abre vagas remanescentes para alunos bolsistas

Carreta do Programa “Agora Tem Especialidades” do Ministério da Saúde atende mulheres até 8 de março em Telêmaco Borba

Dentista do Paraná é preso suspeito de cometer estupro em consultório e chácara

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia
Fomenta Ponta Grossa promove negócios entre órgãos públicos e pequenas empresas | Correio dos Campos