Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Cultura & Eventos

Festa de SantAna foi diferente este ano em PG e Castro

Sem procissão pelo rio ou pelas ruas, festejo foi adaptado

Festa de SantAna foi diferente este ano em PG e Castro
(Foto: Divulgação)
Publicidade
COM ASSESSORIAS - Os festejos de Sant'Ana, padroeira de Ponta Grossa e de Castro, acabaram adaptados este ano. As tradicionais procissões, que em Castro desce pelo Rio Iapó e, em Ponta Grossa, percorre as ruas do centrais, foram substituídas pela bênção com a imagem da santa a diversos pontos das duas cidades, por meio de carreata e peregrinação. Em Ponta Grossa, a festa da padroeira da Paróquia Sant'Ana e da catedral começou na quinta-feira (23), com o início do tríduo em honra a avó de Jesus, celebrado pelo bispo dom Sergio Arthur Braschi.

Na celebração, que marcou também o 11º aniversário da dedicação da Catedral Sant'Ana, dom Sergio fez questão de passar uma mensagem de ânimo. "Que possamos nos renovarmos no seguimento de Cristo, como essa família fez, a avó do Menino Deus, a mãe da Virgem Maria. Que ela também interceda por nós, que nós também sejamos famílias cheias de fé, famílias que continuam, mesmo de uma maneira diferente, vivenciando a fé", enfatizou. A paroquiana Íria Portela participa na catedral há 11 anos. "Não deixa de ser um dia festivo, mas dói no coração porque muitas pessoas desta comunidade estão no grupo de risco e não podem estar aqui conosco hoje", lamentou.

Na sexta-feira, a noite foi de homenagem a Senhora Sant'Ana e aos avós. Catequistas e coordenadores de Catequese das 23 paróquias da cidade organizaram cartazes e desenhos dos catequizandos para enfeitar a Catedral Sant'Ana. Muitos desenhos mostravam as crianças com seus avós. "Agradeço aos catequistas, catequizandos e às famílias pelo empenho nessa homenagem a Sant'Ana e esse gesto de carinho para com os nossos idosos", destacava a coordenadora diocesana da Pastoral Bíblico-Catequética, Flávia Carla Nascimento.

O tríduo terminou na noite de sábado. No domingo, o dia da padroeira foi festejado com um mimo a mais aos devotos de Sant'Ana. Uma peregrinação surpresa percorreu alguns pontos da cidade. A imagem da avó de Jesus derramou sua benção por toda a cidade, neste momento difícil que seus moradores atravessam, em uma demonstração de esperança e fé em dias melhores. "Foi muito emocionante termos passado com a imagem de Sant'Ana, abençoando as casas, hospitais...Em muitos lugares onde passou, teve família que saiu correndo ao encontro da imagem, pedindo a bênção. Muitos idosos nas janelas das casas, dos apartamentos...Como povo tem fé e como recebeu com carinho a imagem", comentou o diácono Dyego Quadros. Na chegada a catedral, houve queima de fogos e missa solene. Após a celebração, em substituição ao tradicional almoço, este ano foi servida uma feijoada, no sistema drive thru.

Castro

Tradicionalmente, em Castro, a imagem de Sant'Ana, padroeira da cidade, desce de barco pelo rio Iapó e percorre as ruas do centro em direção à matriz. Este ano, no domingo, dia 26, terminada a missa solene, sob aplausos e o badalar de sinos, a imagem de Sant`Ana foi conduzida até um carro-andor, onde seguiu em carreata pela área central da cidade, encerrando os festejos da padroeira. A igreja matriz abriu suas portas para missa presencial, depois de 130 dias sem a presença física dos fiéis. Todos os cuidados - uso de máscara, álcool em gel e o distanciamento entre as pessoas - foram seguidos à risca. Equipe da Vigilância Sanitária acompanhou a celebração para verificar o cumprimento das normas de saúde pública.

A missa solene teve a participação de padres das paróquias São Judas Tadeu, Perpétuo Socorro e ainda com o diácono Vitor Witsmiszyn , representando a comunidade de Nossa Senhora do Rosário. "Quero demonstrar minha gratidão e minha alegria. Para mim, foi sempre difícil celebrar sem a presença de vocês aqui. Hoje, estou muito feliz", disse, com voz embargada pela emoção, o pároco da matriz, padre Martinho Hartmann, que presidiu a celebração ao lado do padre Alvaro Nortok e do diácono Ricardo Santos. "Que tenhamos sempre a fé, a constância, a perseverança de Sant`Ana, que nos acompanha em nosso peregrinar", ressaltou.

Os festejos começaram já no dia 17, com novena em honra a Sant'Ana, encerrada, sábado (25), pelo bispo dom Sergio Arthur Braschi que celebrou ao lado dos sacerdotes e diáconos. Ainda sábado, houve bênção especial para lembrar o Dia de São Cristóvão, padroeiro dos motoristas.

Compartilhe:

Leia também

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026
Publicidade

Mais Lidas

Genro e sogro são presos por matarem ex-namorado da filha no Paraná

Nova sede do CAPS “Vovó Tonica” é entregue à população

Prefeitura de Castro divulga inscrições homologadas e locais de prova do concurso público

Agência do Trabalhador oferece vagas para trabalho em escolas municipais

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia
Festa de SantAna foi diferente este ano em PG e Castro | Correio dos Campos