Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Cultura & Eventos

Exposição sobre benzedeiras de PG segue com visitação aberta até final do mês

Com visitação gratuita, a exposição é composta por fotografias de benzedeiras que participaram de documentário

Exposição sobre benzedeiras de PG segue com visitação aberta até final do mês
Publicidade
Luana Caroline Nascimento - Até o dia 28 de fevereiro, a Estação Arte, galeria de artes visuais mantida pela Prefeitura, por meio da Fundação Municipal de Cultura, exibe as fotografias do projeto ‘Benzedeiras de Ponta Grossa’. A Estação Arte tem entrada gratuita e fica aberta para visitação das 9h às 17h, na esquina da Avenida Vicente Machado com a Rua Benjamin Constant.

A chefe da divisão de Artes Visuais da Fundação Municipal de Cultura, Mariângela Digiovanni, relata que a exposição tem atraído um público novo para a Estação Arte. “A exposição traz um tema que não é tão abordado no campo das artes, porém, temos visto que todo mundo que tem visitado a mostra já teve uma experiência com benzimento. As fotos trabalham muito com a questão da memória afetiva das pessoas”, relata.

O projeto ‘Benzedeiras de Ponta Grossa’ teve início em fevereiro de 2016. A iniciativa, pensada e desenvolvida pela Fundação Municipal de Cultura, busca conhecer e resgatar a história de vida dessas personagens, com o intuito de divulgar a prática como elemento do patrimônio imaterial da cidade. Constituiu, inicialmente, na realização de entrevistas com pessoas que têm, na prática do benzimento, sua contribuição para a melhoria da qualidade de vida da comunidade em que se insere.

Além da exposição, a Prefeitura lançou, no primeiro semestre de 2018, um documentário com entrevistas de 11 benzedeiras da cidade. O material está disponível na íntegra no www.youtube.com/culturapg1. O objetivo é resgatar a história e o valor das benzedeiras para a comunidade onde cada uma vive. Em março, elas receberam o Prêmio Guardiãs do Patrimônio Cultural de Ponta Grossa. Em abril, foram homenageadas também pela Câmara de Vereadores.

Também no ano passado, o projeto foi o representante do Paraná e finalista do 31º Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, maior honraria do patrimônio cultural do Brasil, entregue anualmente pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Galeria de Imagens:

Leia também

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026
Publicidade

Mais Lidas

Genro e sogro são presos por matarem ex-namorado da filha no Paraná

Nova sede do CAPS “Vovó Tonica” é entregue à população

Prefeitura de Castro divulga inscrições homologadas e locais de prova do concurso público

Agência do Trabalhador oferece vagas para trabalho em escolas municipais

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia
Exposição sobre benzedeiras de PG segue com visitação aberta até final do mês | Correio dos Campos